O deputado Adjuto Afonso (PDT) vai fazer um indicativo ao Governo do Amazonas sugerindo medidas que podem contribuir com o desenvolvimento do Estado, além da geração de emprego e renda. Uma das sugestões é que o Executivo estude a possibilidade de redução da alíquota de ICMS do querosene da aviação, para incentivar empresas regionais a fazerem linhas aéreas para o interior, fomentando a economia.
O parlamentar esteve em São Paulo essa semana participando da posse dos deputados estaduais daquele Estado, a convite do deputado Itamar Borges (MDB). Na ocasião, o governador João Dória (PSDB), apresentou a Mensagem Governamental anual, ressaltando medidas adotadas com resultados que impressionaram o deputado Adjuto Afonso.
“Ele relatou o que está fazendo para o Estado crescer, gerar emprego e renda. Uma das primeiras ações foi reduzir a alíquota do ICMS do querosene para aviação de 25% para 12%. Com isso, o setor aéreo de São Paulo estima fazer até 490 novas partidas por semana com 70 novos voos regulares. Vou propor ao governador que possa seguir esse exemplo, reduzindo alíquota de combustível para aviação, consequentemente, as passagens serão mais baratas e atrairá empresas aéreas regionais. Tem municípios que a passagem aérea é mais cara que para outro Estado”, ressaltou o deputado Adjuto Afonso.
Outra medida que o parlamentar vai sugerir é zerar o ICMS para produtos hortifrutigranjeiros, para incentivar a geração de valor agregado e investimento na preparação prévia de alimentos. “Temos a ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável) que faz esse trabalho junto aos produtores, para que possam vender melhor os seus produtos e o consumidor possa ter um preço menor”.
Também deverão constar nas sugestões programas direcionados à cultura e educação, principalmente que incentive o empreendedorismo junto aos jovens.
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete do Deputado Adjuto Afonso (PDT)
Nívia Rodrigues (92) 99983-6147 / 3183-4579
Foto: Ney Xavier