Com vistas a fortalecer e contribuir com a participação das mulheres da sociedade civil no parlamento, a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), criou o projeto de resolução legislativa nº 15/2019, conhecido como “Tribuna da Mulher”, oportunidade em que as mulheres membros de entidades da sociedade civil terão espaço durante a Sessão Plenária para fazer reivindicações, denúncias ou comemoração de conquistas das mulheres.
A Tribuna da Mulher terá o espaço de 30 minutos, na primeira quinta-feira de março de todos os anos, como parte da comemoração do Dia Internacional da Mulher, logo após a leitura do Expediente, sem apartes, com a participação de até seis entidades da sociedade civil que tratem das questões de gênero.
De acordo com a deputada o espaço é mais uma conquista para que as mulheres possam ter voz ativa. “É um espaço simbólico, porém muito importante, para que as mulheres possam, de fato, serem ouvidas, que coloquem a ‘boca no trombone’, reclamem seus direitos, façam suas sugestões, pelo menos aqui no parlamento, já que na prática somos ainda um percentual muito pequeno”, afirmou.
Empoderamento feminino via Wonder Women Tech (WWT)
Em agosto o Amazonas será palco do Amazon LatinX Summit, evento internacional que ocorrerá em Manaus e vai tratar sobre inovação e o desenvolvimento de carreiras nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
Em visita à Assembleia na manhã desta quarta-feira (3), a CEO e Fundadora da Wonder Women Tech (WWT), Lisa Mae Brunson, ativista pela causa feminista, divulgou o trabalho da instituição e o Amazon LatinX Summit, organizado pela WWT. Sobre a questão feminista, Lisa lamentou que os talentos femininos formados no Amazonas não sejam aproveitados como mão de obra no estado. “Percebemos que estes talentos se formam, mas não ficam no estado. Então é preciso alinhar a formação com as oportunidades de trabalho que o estado oferece. Aliás, não só e trabalho, como de pesquisa também. Assim, percebemos que há uma necessidade de um alinhamento entre as universidades e as empresa, principalmente as de pesquisa, neste sentido, acompanhando o desenvolvimento econômico do estado”, sugeriu.
Lisa também comentou sobre a participação das mulheres brasileiras em programas de educação e inclusão digital. “Apesar de pouco divulgados, existem programas muito bons aqui no Brasil que impactam profundamente na educação das crianças, como o Cunhantã Digital, que tem uma proposta tão boa que pode servir de modelo para outros países, por exemplo.”, afirmou.
Lisa Mae Brunson está em Manaus para participar de uma palestra na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM) para debater assuntos ligados a inclusão, empoderamento e tecnologia. Ela foi recebida pelo presidente da Assembleia deputado estadual Josué Neto (PSD) e as deputadas estaduais Alessandra Campêlo (MDB), Dra. Mayara (PP), Joana D’Arc (PR) e Therezinha Ruiz (PSDB), que explicaram à CEO o funcionamento do parlamento, os programas e o cenário político da mulher no Brasil e Amazonas.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso