O vereador Allan (PSC) reuniu na manhã desta sexta-feira (19/3) com o titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Marcellus Campêlo. Na pauta, estava o apoio psicossocial relacionado à assistência do Estado às famílias que perderam parentes, vítimas da covid-19.“São muitos filhos sem pais, muitos pais que perderam filhos, então a dor é muito grande. Conversamos, também, assuntos relacionados ao lado psíquico, os traumas causados por essas perdas”, destacou o vereador.
Psicólogo profissional na área da saúde mental, Allan ressaltou que há muitas pessoas precisando de ajuda, e tanto o Estado quanto à Prefeitura de Manaus, precisam se mobilizar para prestar esse auxílio.
“É uma onda que ninguém consegue ver. A pandemia é visível, com filas nos hospitais, leitos lotados de pacientes, mas o problema de saúde mental é silencioso e invisível”, frisou.
Na conversa com o secretário Marcellus Campêlo, Allan comentou sobre o programa Gratidão, do Governo do Estado e agradeceu o apoio que o Amazonas está dando para outros estados. “Agora, o governo está ajudando outros estados que estão passando pelos problemas que a gente passou no caos da saúde em janeiro e fevereiro. Assim como nós recebemos ajuda, agora estamos retribuindo”.
O vereador sugeriu uma ação conjunta da Secretaria de Assistência Social (Seas) com a de Saúde, para ajudar as famílias que perderam seus entes queridos para a covid-19.
“Acredito que fazendo uma ação conjunta, é possível trabalhar tanto o lado assistencial quanto o psicológico. Então, o objetivo com esse encontro foi contribuir para ajudar às famílias e falar da realidade das comunidades, já que eu ando muito nos bairros e vejo a realidade das pessoas.
Texto: Jhonny Lima – Assessoria de comunicação do vereador
Foto: Divulgação – Assessoria de comunicação do vereador