Ao todo, 13 trabalhos científicos do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/Ufam) foram apresentados no “I Congresso de Formação Docente: Diálogos entre Pós-Graduação e Graduação” promovido pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizado entre os dias 2 e 5 de abril, na cidade de Guajará-Mirim (RO).
De acordo com o professor Renato Abreu Lima, do Departamento de Ciências: Biologia e Química do IEAA, também orientador, os trabalhos são resultados de atividades práticas realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), Núcleo Biologia e Química, produzidos por acadêmicos do 4º e 6º períodos. Para o professor, as produções corresponderam às temáticas de Ensino de Biologia, Experimentação e Jogos didáticos.
O professor Renato Lima classificou a produção como árdua, porém, recompensadora. “Fizemos reuniões, discutimos ideias e planejamos as ações que levaram aos produtos. Ao fim, obtemos um trabalho bem executado e proveitoso”, comemorou o docente.
A estudante Valessa Santos destacou a importância de participar do seu primeiro congresso publicando seu primeiro resumo como autora principal. “É gratificante, fiquei muito feliz. Essa foi uma experiência incrível” apontou a acadêmica.
Lima informa que o ‘I Congresso de Formação Docente: Diálogos entre a Pós-Graduação e a Graduação’ foi uma parceria entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) no sentido de promover discussões em torno do tema da integração entre ambos os níveis de formação.
“É um evento voltado à participação de professores da educação superior e da educação básica, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação”, disse o professor que acrescentou que a formação inicial e continua de professores requer o permanente diálogo da pós-graduação e da graduação com a Educação Básica, compreendida no contexto histórico globalizado e diversificado.
Trabalhos aceitos no I CFD
* Saúde na Escola: a importância da sensibilização sobre novembro azul em uma escola pública de Humaitá-Am;
* A Percepção dos Professores de Ciências Naturais sobre a Escolha do livro didático nas escolas urbana de Humaitá-Am;
* O Ensino de Botânica: instrumento no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública no município de Humaitá-Am;
* Setembro Amarelo: uma proposta de sensibilização em uma escola pública no município de Humaitá-Am;
* Conhecendo os Cromossomos a partir de um jogo didático: em uma escola estadual do município de Humaitá-Am;
* Extração de DNA: uma abordagem experimental como atividade interdisciplinar em uma escola pública em Humaitá-Am;
* Jogo Didático: uma forma didática para estimular a nomenclatura dos compostos orgânicos em uma escola pública no município de Humaitá-Am;
* Corpo Humano: ossos em miniaturas confeccionados com massinha de modelar por alunos da 2ª série de uma escola pública do Amazonas;
* Dezembro Vermelho: sensibilização e luta contra a AIDS em uma escola no município de Humaitá-Am;
* A utilização de Jogos Didáticos no ensino de Química em uma escola de tempo integral no município de Humaitá-Am;
* Jogo das células na feira multidisciplinar em uma escola pública no município de Humaitá-AM;
* Varal dos tecidos: uma alternativa diferente para o ensino-aprendizagem em uma escola estadual do município de Humaitá-Am;
* O ensino-aprendizagem da Química utilizando materiais de baixo custo em uma escola pública no município de Humaitá-Am.