Ação faz parte da programação especial do Dia Mundial do Meio Ambiente, lançada pela Seduc-AM; jogo com tabuleiro gigante e exibição de curta-metragem foram destaques
Cerca de 100 alunos do Ceti Elisa Bessa Freire, na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, participaram de atividades voltadas à conscientização ambiental, nesta quinta-feira (06/06), no Centro Cultural Aníbal Beça, na avenida Autaz Mirim. A ação faz parte da programação especial do Junho Verde, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), lançada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), e conta com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Pelo período da manhã e da tarde, o espaço cultural recebeu estudantes do 9º ano para uma espécie de jogo de tabuleiro gigante e o projeto Cine Tela Verde Amazônia. As iniciativas têm como objetivo de sensibilizar os alunos quanto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Na primeira atividade, os estudantes escolhiam um cartão com um dos ODS e eram convidados a ‘entrar’ no tabuleiro. “A partir daí, fazemos uma leve explanação sobre o objetivo selecionado e perguntamos do aluno qual o entendimento dele com relação àquele assunto”, explicou a assistente de gestão da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz, Rejane Marques.
Segundo a assistente, a ideia do jogo é promover uma troca de ideias com o estudante de maneira divertida. “A intenção é que o aluno vá se apropriando das funções desses ODS e consiga ter um melhor entendimento sobre eles, que são muito importantes para a melhoria da vida no planeta”, acrescentou Rejane.
Após a realização da atividade, ela se disse satisfeita com o engajamento dos estudantes. “Foi muito legal essa interação, os alunos me surpreenderam positivamente. Eles estavam inteirados [sobre os tópicos] e verbalizaram suas ideias de uma maneira muito bacana. Tivemos um saldo bastante positivo”, frisou a assistente.
Rejane reforçou, ainda, a importância de ações como esta da Seduc-AM e da Fiocruz para amenizar as mudanças climáticas que o Amazonas tem sofrido nos últimos anos: “Todas as nossas preocupações acabam se resumindo ao meio ambiente, porque ele é ‘tudo’, é o nosso lar. No dia a dia, enfrentamos diversas problemáticas que acarretam esses problemas ambientais, então, temos de estar o tempo inteiro educando, criar uma frente de educação com os estudantes. Desta forma, eles passam a ter senso crítico e a perceber essas questões que ocorrem ao redor deles”.
Cine Tela Verde Amazônia – Os alunos do Ceti Elisa Bessa Freire tiveram a oportunidade de conferir o curta-metragem carioca “É rio ou valão?”, como parte da programação do festival Cine Tela Verde. A produção independente foi realizada por estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro e aborda temas e problemáticas relativos à importância do ciclo água-esgoto-água para a vida humana.
Além de propor a discussão de desafios e propostas para as questões socioambientais do país, a mostra tem como objetivo incentivar os alunos da rede pública do Amazonas a produzirem seus próprios curtas. “Queremos mostrar que eles também têm capacidade de realizar um curta-metragem autoral com essa temática socioambiental. Encorajamos esse protagonismo juvenil”, afirmou o biólogo da coordenação de Educação Ambiental da Seduc-AM, Marcus Aurélio Pereira.
Oswaldinho – Outro destaque das atividades desta quinta-feira (06/06), no Centro Cultural Aníbal Beça, foi a presença do mascote da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente: o Oswaldinho. A disputa bienal é voltada para professores e alunos dos ensinos Fundamental (6º ao 9º ano), Médio e EJA. Nela, os educadores inscrevem projetos com a interface saúde e meio ambiente – desenvolvidos juntamente com os estudantes.
Mais informações sobre a olimpíada podem ser obtidas por meio do link http://bit.ly/2IrXRJT.
Sobre a ODS – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, abrangendo questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social. A intenção é que esses objetivos sejam cumpridos até 2030.
Outras ações – Alunos da E.E. Ruth Prestes Gonçalves também participaram das atividades especiais em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quinta-feira (06/06), no Parque Estadual Sumaúma, na avenida Bacuri, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. A programação contou com trilhas guiadas, plantio de mudas e uma dinâmica lúdica promovida pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).