As alunas vencedoras do 1º Concurso de Vídeo da Fundação Japão, na categoria “Mais Curtidas”, Aleane Neves, Ana Clara Ribeiro e Emilly Vitoria, estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Djalma da Cunha Batista, foram homenageadas na Câmara Municipal de Manaus, nesta quarta-feira (15/05), durante Tribuna Popular proposta pelo vereador Professor Gedeão Amorim (MDB).
Orientadas pela professora, Bianca Paiva, as alunas produziram um vídeo de aproximadamente três minutos com narração em japonês apresentando alguns pontos turísticos da cidade de Manaus. Intitulado ‘Manausu he youkoso’, a produção disputou com cinco finalistas representantes de outras regiões do país e já alcançou mais de oitocentas curtidas passando de mais de três mil e quatrocentas visualizações.
Durante a tribuna popular, que contou com a presença do gestor da escola, Orlando Moura, da professora Antônia Godói, Coordenadora da Educação em Tempo Integral da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e de alunos do 9º ano, Gedeão Amorim parabenizou as estudantes e destacou o trabalho desenvolvido por toda a coordenação da escola em promover o ensino bilíngue na capital.
“As alunas Aleane, Emily e Ana Clara participaram deste concurso e por meio de nossas redes sociais incentivamos este trabalho maravilhoso e hoje temos a grata satisfação de tê-las aqui para parabenizar e reconhecer o esforço tanto delas quanto dos professores, de toda a escola e também dos pais” declarou o vereador na tribuna.
Para o gestor responsável pela escola desde o ano 2000, Orlando Moura, a solenidade foi importante para reconhecer não só o prêmio recebido, mas também para ressaltar a importância da escola na vida dos alunos.
“Foi bastante prazeroso estar aqui na Câmara a convite do vereador Professor Gedeão, que já foi secretário de educação, e por meio da tribuna popular reconhece a importância do processo educacional na vida destes jovens, não estamos aqui somente pelo vídeo que foi premiado, mas pelo conjunto da obra. Os alunos levarão para a escola aquilo que eles ouviram aqui e poderão replicar aos outros alunos, reconhecendo assim a importância da escola em suas vidas” afirmou.
Antônia Godói parabenizou a iniciativa do vereador em reconhecer o trabalho desenvolvido pelas alunas e pela escola “Representado a Secretaria estadual de educação gostaria de agradecer ao Professor Gedeão por esta homenagem é uma honra estar aqui para assistir esta homenagem as nossas alunas ” disse
Concurso
Tendo como tema “O que a cidade onde moro tem de bom” o concurso promovido pela Fundação Japão teve como objetivo motivar os estudantes de língua japonesa a continuarem os estudos, os vídeos inscritos e selecionados foram classificados de acordo com os seguintes critérios de avaliação: aderência do tema, expressividade da língua japonesa e qualidade da imagem e som, sendo avaliados por uma Comissão Julgadora presidida pelo Sr. Masaru Susaki, diretor geral da Fundação Japão, e composta por: Sr. Yoshitake Kusakano, presidente do Centro Brasileiro de Língua Japonesa; professores especialistas em língua japonesa e staffs da Fundação Japão.
Créditos:
Texto e Foto: Assessoria de Comunicação Professor Gedeão Amorim