sexta-feira, outubro 10, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Amazonas

Amazonastur orienta visitantes e prestadores de serviços sobre novas regras para turismo de base comunitária

por marceloleite
13 de agosto de 2021
no Amazonas
0
Amazonastur orienta visitantes e prestadores de serviços sobre novas regras para turismo de base comunitária
0
Compartilhamentos
8
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter


Há 7 horas
Por Agência Amazonas

As medidas têm validade de 15 dias e irão garantir um passeio seguro para os visitantes. Foto: Divulgação/AmazonasturCom a chegada do verão e o aumento da procura por destinos turísticos no Amazonas, os turistas devem se atentar para as novas medidas para a prática do turismo de base comunitária, estabelecidas desde segunda-feira (09/08), pelo Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 do Governo do Amazonas. As medidas têm validade de 15 dias e irão garantir um passeio seguro para os visitantes e resguardar a saúde dos moradores das comunidades. 

As novas regras estabelecem que é necessário apresentar teste RT-PCR negativo para covid-19 e comprovante de vacinação para hospedagem em hotéis de selva, similares e comunidades tradicionais, além de outras mudanças nas regras de circulação de pessoas. 

PUBLICIDADE

O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, destacou o compromisso do governo em promover a retomada do turismo respeitando os protocolos de segurança. “Esses cuidados são extremamente necessários para resguardar as vidas de quem visita o nosso Amazonas, mas também a dos trabalhadores do turismo. A reabertura gradual das atividades é resultado do avanço da vacinação e demonstra a atuação firme dos órgãos do Estado no combate à pandemia. Precisamos da contribuição de todos para garantirmos o retorno seguro à normalidade o quanto antes”, disse Litaiff. 

Outra mudança que altera o atendimento aos turistas é o funcionamento de restaurantes, lanchonetes e similares, que podem atuar com a capacidade máxima de ocupação em 75%. Balneários estão liberados para funcionar das 7h às 18h.

As medidas têm validade de 15 dias e irão garantir um passeio seguro para os visitantes. Foto: Divulgação/AmazonasturUnidades de conservação

Visitas a Unidades de Conservação (UCs) estão liberadas, respeitando as regras estabelecidas pela portaria n° 063 da Sema. No documento fica autorizada a visitação para contemplação de atrativos naturais, em via fluvial ou terrestre; compra e venda de artesanatos e outros itens em comércios; passeios fluviais e terrestres conduzidos, ou não, por guias comunitários; funcionamento de hotéis e pousadas para hóspedes em trânsito. 

Durante as visitas nas UCs não são permitidas a interação com comunitários não envolvidos na prestação de serviços turísticos de base comunitária; a promoção de aglomerações em comunidades; a participação em festejos ou atividades culturais nas comunidades, que violarem os decretos estaduais vigentes. Denúncias de visitações ou atividades irregulares podem ser feitas ao e-mail da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema): gabinete@sema.am.gov.br 

Animais silvestres

A Amazonastur também reforça sobre a prática ilegal de manusear animais silvestres, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais. A normativa prevê penalidades que variam de três meses a um ano para quem pratica atos contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Indicadores

Números apresentados pelo Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19, no sábado (07/08), registram uma queda em diversos indicadores relacionados à Covid-19, tanto na capital quanto interior do estado. Conforme os dados do início deste mês, a ocupação em leitos clínicos para Covid-19 no Amazonas está em 31%, enquanto leitos de UTI registram 46% em pacientes internados, sendo que os indicadores continuam diminuindo: há duas semanas, o número de pessoas internadas em leitos clínicos caiu 17%, e em UTIs, 71%.

Assuntos: Governo do Estado do Amazonas
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia

CSJT promove webinário sobre produção de provas por meios digitais na Justiça do Trabalho

Recommended

Projeto Reeducar realiza ciclo de palestra motivacional para 167 liberados provisórios

Projeto Reeducar realiza ciclo de palestra motivacional para 167 liberados provisórios

6 anos ago
Professores do Alto Solimões lançam livro sobre o uso das tecnologias digitais em sala de aula

Professores do Alto Solimões lançam livro sobre o uso das tecnologias digitais em sala de aula

4 anos ago
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia