Fundação encaminhou mais de 1,4 mil itens para compor o leilão da Sead
O Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev), por meio da Coordenadoria de Materiais e Patrimônio (Comap), e em parceria com a Secretaria de Administração e Gestão, destinou mais de 1,4 mil itens de bens inservíveis para o Leilão de Bens Móveis do Governo do Amazonas, realizado na sexta-feira (31/05) e no sábado (1º/06). A venda arrecadou mais de R$ 2 milhões do total de itens armazenados nos galpões da Sead.
Conforme o coordenador do Comap, Manoel Ferreira, os bens estavam armazenados nos depósitos da Amazonprev desde 2013, e eram de natureza variada: computadores de modelo ultrapassado, móveis obsoletos ou quebrados, peças de ar-condicionado, armários de documento e até nobreaks.
“A iniciativa está em consonância com as diretrizes de responsabilidade ambiental da instituição, que busca promover a reutilização e o descarte correto de materiais”, confirma o coordenador.
Organizado pela Sead, o leilão separou os objetos de acordo com os níveis de desgaste e os precificou a partir dessa avaliação. De acordo com a secretaria, foram definidos os seguintes níveis: ocioso (em boas condições, mas sem aproveitamento), recuperável (custo de recuperação a menos de 50% do valor de mercado), antieconômico (custo de recuperação acima de 50% do valor de mercado) e irrecuperável (sem utilidade ou de conserto economicamente inviável).
“Desde que a nova gestão da Amazonprev assumiu, em janeiro, várias medidas no sentido de preservação do meio ambiente têm sido intensificadas. Como por exemplo, a destinação adequada dos descartes de bens inservíveis”, pontuou o presidente da instituição, André Luiz Zogahib.