sexta-feira, maio 30, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Politica

Apresentação cultural pelos 15 anos da Lei Maria da Penha valoriza a força da cabocla amazônida

por marceloleite
11 de agosto de 2021
no Politica
0
Apresentação cultural pelos 15 anos da Lei Maria da Penha valoriza a força da cabocla amazônida
0
Compartilhamentos
4
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

 Uma manifestação cultural do Balé Folclórico do Amazonas comemorou, na manhã desta quarta-feira (11), os 15 anos da Maria da Penha, numa parceira entre a Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (CMFI/Aleam) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC).
Intitulada ‘Cores do Rio’, a apresentação contou com 16 pessoas entre dançarinos, percussionistas e técnicos que mostraram, por cerca de 30 minutos, os espectadores com performances que enaltecem a figura da cabocla amazônida, exaltando as riquezas do  folclore do Estado.

O maitre do Balé Folclórico do Amazonas, Eduardo Amaral, explicou o objetivo de valorizar a figura da mulher cabocla. “A mulher tem um papel muito importante na sociedade e a mulher ribeirinha traduz bem esse papel de mulher forte, de mulher do Norte, de pensar a liberdade de expressão, usando as cores e a gama cultural amazonense”, afirmou.
Parabenizando a iniciativa da Comissão, o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), destacou a contribuição da Lei Maria da Penha para evitar mortes de mulheres. “A Assembleia está prestigiando a importância da Lei que livrou tantas mulheres do feminicídio, no Brasil e no Amazonas. Cada passo corresponde ao socorro às mulheres que sofrem com o machismo e a violência de homens que insistem nesse comportamento em pleno século 21”, declarou.
A deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB), presidente da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso, reforçou a importância do combate à violência contra a mulher e a igualdade feminina. “Estamos comemorando os 15 anos da Lei Maria da Penha, que foi um grande avanço na legislação, mas os números de violência doméstica durante a pandemia nos mostram que ainda temos muito a avançar, no sentido de trabalhar o respeito e a igualdade feminina em todos os espaços da sociedade, pois o lugar da mulher é onde ela quiser”, frisou.

Conscientização por meio da arte

PUBLICIDADE

O uso de manifestação artística, como forma de conscientização, foi elogiada pela delegada titular da Delegacia da Mulher, Débora Mafra. Ela parabenizou a iniciativa de divulgação da Lei Maria da Penha. “É uma forma também de divulgar a Lei e a força que ela tem de livrar as mulheres da violência doméstica, pois quanto mais mulheres usarem a lei a seu favor denunciando os abusos, menos mulheres vão sofrer dessa violência, conscientizando a sociedade do problema da violência doméstica, que é real e ainda mata mulheres que não conseguem se livrar dos seus agressores por medo de denunciar”, afirmou.
A ideia do formato do evento, segundo o assessor da Comissão da Mulher, Lucius Gonçalves,  foi valorizar a liberdade de expressão, por meio da arte. “A arte transforma as pessoas, por isso queremos passar a mensagem de transformação às mulheres que muitas vezes são tão sofridas pela repressão e violência doméstica, mas também os homens e pessoas em geral, que reagem com violência. Para isso contamos com o corpo do Balé Folclórico mais uma vez para passar essa mensagem”, explicou, lembrando apresentações artísticas anteriores na Assembleia em parceria com a Secretaria de Cultura.

Texto: Diretoria de Comunicação da Aleam


Assuntos: ALEAMAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasDeputadaDeputadoEstado do Amazonas
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia
Deputado Tony Medeiros destaca obras de reforma e modernização da AM-010

Deputado Tony Medeiros destaca obras de reforma e modernização da AM-010

Recommended

Alexis Fonteyne fala das perspectivas para o primeiro mandato

Alexis Fonteyne fala das perspectivas para o primeiro mandato

6 anos ago
Secretário de Segurança Pública recebe tropa da Força Nacional e alinha ações de combate às queimadas

Secretário de Segurança Pública recebe tropa da Força Nacional e alinha ações de combate às queimadas

4 anos ago

Popular News

    Connect with us

    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia

    Sem resultados
    Visualizar todos os resultados
    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia