A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso e da Gerência de Educação Cidadã, deu início às eleições dos futuros jovens deputados que farão parte da 12ª edição do programa Parlamento Jovem (PJ), de 6 a 17 de maio de 2019. O objetivo do programa é aproximar os jovens da Casa Legislativa. Por meio do Parlamento Jovem os alunos eleitos deputados vivenciam, durante dez dias, a rotina de um deputado estadual.
As eleições tiveram início na tarde desta segunda-feira (18), na Escola do Legislativo, com a participação de mais de 60 alunos do 3º ano da Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós, localizada no bairro Redenção, Zona Centro-Oeste de Manaus. Foram eleitos dois deputados jovens, Leornardo Lins Oliveira Nunes e Pedro Lucas Mourão Holanda, nos cargos de titular e suplente, respectivamente. “Estou honrado em participar do programa Parlamento Jovem, por se tratar de um projeto educativo interessante e corajoso, que educa crianças e adolescentes sobre política e cidadania. Espero fazer a diferença nessa edição”, disse o primeiro deputado jovem eleito, e titular, Leonardo Nunes, de 17 anos.
Na manhã desta terça-feira (19), mais de 90 alunos do 3º ano da Escola Estadual Solón de Lucena, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul de Manaus, participaram da segunda eleição do PJ 2019 e foram eleitos um deputado titular e duas deputadas suplentes. Para o deputado eleito Ezequias Carvalho, de 17 anos, o meio ambiente é o tema que deve estar em evidência nesta edição. “Eu defendo propostas que beneficiem e que preservem o meio ambiente. Já me comprometi a explorar o assunto e pretendo desenvolver um projeto de Lei com esse tema”, disse Ezequias.
Durante uma semana serão apresentados candidatos que estarão concorrendo às 24 vagas de deputados jovens titulares e suplentes. Os próprios alunos de cada escola escolhem seus colegas representantes, por meio de votação, nas dependências da Escola do Legislativo. Após a semana de eleições, os alunos eleitos serão empossados.
“Além de conhecerem toda a rotina de um deputado estadual, os deputados jovens eleitos participam, na segunda fase, de aulas práticas sobre Projetos de Lei (PL), Constituição Federal, Direitos Políticos, Técnicas Legislativas, entre outros temas de extrema importância para que desenvolvam seus projetos de Lei”, comentou a gerente do setor de Educação Cidadã, Cassandra Serejo.
O programa
O programa Parlamento Jovem é uma oportunidade para que jovens cidadãos amazonenses possam conhecer e experimentar, durante dez dias, a jornada de trabalho dos deputados estaduais, passando pela diplomação e exercício de um mandato de deputado, incluindo Sessões Plenárias, elaboração de Projetos e outras atividades parlamentares.
No âmbito estadual, o programa foi criado pela Resolução Legislativa Nº 375/05, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Realizado anualmente, o Programa foi criado pela Aleam em 2008 e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático.3