A cidade de Águas de Lindoia foi palco do primeiro encontro entre dirigentes e diretores de escola, ocorrido entre os dias 25 e 26 de fevereiro. O evento reuniu 91 dirigentes de ensino e 1,3 mil diretores de escolas públicas de São Paulo com a finalidade de compartilhar novas diretrizes educacionais e tratar dos desafios diários da educação no Estado.
Diversos pontos foram apresentados como fundamentais no fomento da educação. Um deles é a liderança de diretores para transformação das realidades das escolas. “Temos que colocar a aprendizagem em primeiro lugar e vocês são os líderes desse processo. Vamos apoia-los no que for necessário para que vocês, como líderes, possam transformar a educação pública de São Paulo”, disse Rossieli Soares, secretário da Educação no Estado.
Para a ocasião, foram convidados os representantes das escolas com maior número de alunos matriculados no Ensino Médio. A partir de abril, outros diretores também serão convocados para futuras reuniões.
“Temos que melhorar os sistemas para melhoria do trabalho dos diretores. O nosso maior desafio é fazer uma rede pública de qualidade e alto nível de aprendizagem”, completou o secretário Executivo da Educação, Haroldo Corrêa da Rocha.
Dinâmica e apresentação de pilares
Rossieli Soares também definiu três pilares para melhorar a aprendizagem dos alunos: a melhoria dos processos pedagógicos (Currículo Paulista, reformulação de material de apoio, formação de professores, melhoria do MMR); a valorização dos profissionais (valorização da carreira e fortalecimento do apoio pedagógico); e infraestrutura (adequar a rede pública ao modelo pedagógico, resolver as manutenções necessárias e dar instrumentos para garantir mais segurança nas escolas).
“Vocês são líderes no processo de aprendizagem. Em 2019, vamos trabalhar esses três pilares e apoiá-los no que for necessário para transformar a educação pública de São Paulo”, disse Rossieli aos diretores e dirigentes presentes. O evento contou com uma série de dinâmicas para falar de temas como aprendizagem, abandono e evasão, reforço de escola e gestão de professores e alunos, além de contarem suas experiências.
Uma delas vem de Sorocaba, da E.E. Aggeo Pereira do Amaral. A diretora Regina Isabel Viana tem 35 anos de serviço público e o encontro trouxe novas perspectivas para a área. “Quando eu ouvi as colocações, eu fiquei cheia de expectativas. Eu espero realmente que essas ideias sejam implementadas”, declarou.
Fábio Leandro Paixão, diretor da E.E. Adib Miguel Haddad, em Jundiaí, reforça a ideia de união entre secretaria e diretorias. “Esse encontro serve para mostrar que nós não estamos sozinhos e temos uma realidade muito parecida. Além disso, é a oportunidade para trocarmos experiências”, concluiu