Há 19 minutos
Por Agência Amazonas
Competição na Arena Amadeu Teixeira. Foto: Mauro Neto / Faar A Arena Amadeu Teixeira recebeu ontem (15/08) a Etapa Estadual de Basquete 3×3 nas categorias sub-18 masculino e feminino, com 22 equipes participantes. Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), esta é a primeira vez que acontece a competição da modalidade no Amazonas chancelada pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) para a definição de um ranking inédito dos times amazonenses.
A Etapa Estadual de Basquete 3×3 Sub-18 seguiu as medidas estabelecidas pela Portaria nº 109/2021, que define critérios para a retomada das competições. “Com os devidos protocolos, as nossas praças esportivas estão voltando a sediar as competições. Um momento histórico para o estado com o Basquete 3×3, que agora conta com um ranking oficial e viu a modalidade estrear em Tóquio 2020”, apontou o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira.
Para o presidente da Federação de Basquetebol do Amazonas (Febam), Ali Assi, além de um momento histórico para o esporte amazonense, a competição é o incentivo que os esportistas precisavam. “A realização da Etapa Estadual 3×3 teve um significado especial, pois é a primeira competição realizada no Amazonas chancelada pela Fiba, colocando nossos atletas no ranking mundial. Acreditamos que seremos desenvolvedores de futuros campeões”, celebrou.
Nas finais da Etapa Estadual de Basquete 3×3, a equipe do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) VII Alfa sagrou-se campeão sub-18 na categoria feminina diante do La Salle, pelo placar de 10 a 8. O campeão masculino foi a A. E. Selva, após vencer o La Salle por 15 a 9.
Além dos times vencedores, as equipes masculinas La Salle, A. E. Lassalista, É os Guri, Lot e Black Mamba estão classificadas para a Etapa Regional Norte. Entre os times femininos, garantiram vaga na etapa regional, além da campeã, o La Salle Basketball, CMPM VII Beta e A. E. Selva.
A modalidade
O basquete 3×3 foi uma das modalidades convidadas para as Olimpíadas de Tóquio 2020. No esporte, os times são compostos por três jogadores e dois reservas. As partidas são disputadas em meia-quadra (com uma cesta) e têm 10 minutos de duração. Arremessos dentro do arco valem um ponto e fora do arco valem dois pontos. Vence quem fizer 21 pontos primeiro ou tiver a maior pontuação após o tempo limite. Em caso de prorrogação, ganha quem fizer dois pontos primeiro.