DA REDAÇÃO
Criada em 1907 pelo então prefeito Antônio da Silva Prado, a Biblioteca da Câmara Municipal de São Paulo reúne hoje um acervo de aproximadamente 22 mil volumes, disponíveis à consulta da população.
O acervo está dividido em quatro categorias: coleção Geral, com publicações nas áreas de Direito e administração pública; coleção Aureliano Leite, sobre cultura, história do Brasil, genealogia, literatura e obras sobre a cidade paulistana; coleção São Paulo, especializada em assuntos relacionados à cidade; e a coleção de Obras Raras.
A biblioteca passou por uma série de fases até conseguir se modernizar e permitir que as consultas de atas, PLs (Projetos de Leis) e outras obras disponíveis no acervo também pudessem ser feitas pela internet.
Para consultar os livros disponíveis no acervo, é só clicar neste link. A página de pesquisa da biblioteca também tem uma versão adaptada para deficientes visuais neste link.
A base de dados começou a ser implantada nos anos 2000. Foram necessários cinco anos para desenvolver a base de projetos, documentos e correlatos. Hoje, é possível acessar os processos digitalizados das atividades legislativas por meio deste link. Além disso, informações sobre os vereadores que compuseram o Legislativo paulistano, desde 1892, também estão disponíveis, neste link.
Obras de valor histórico podem ser conferidas pessoalmente na biblioteca. Entre elas, um título de 1601 sobre Direito e jurisprudência. A Biblioteca conta ainda com a documentação da Câmara desde o século XVI. E com centeanas de pastas com recortes de notícias publicadas pela imprensa a respeito de cada um dos vereadores que atuaram na Casa.
A Biblioteca da Câmara Municipal de São Paulo é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30.
Serviço:
Biblioteca da Câmara
Horário: 10h às 18h30
Telefone: (11) 3396-4331
E-mail: biblioteca@saopaulo.sp.leg.br
Endereço: Palácio Anchieta – Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista – 2º andar (Sala 207)