Torneio terá sua edição de estreia na temporada 2019; Bahia x Fluminense inauguram confrontos no dia 9 de julho, às 10h
Está chegando a hora! No próximo dia 9 de julho, começa a disputa do primeiro Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 da história. O confronto Bahia x Fluminense inaugura o torneio feminino às 10h, no Estádio Maria Abadia (Ceilândia, DF); a rodada de abertura da competição segue com outros três duelos na terça-feira (9), além de outros oito jogos no domingo (14).
Formato:
O campeonato será dividido em quatro fases. Na primeira, os 24 clubes classificados serão divididos em seis grupos (de 1 a 6), com quatro equipes cada. Classificam-se para a fase seguinte, os primeiros colocados de cada chave e os dois melhores segundos colocados no geral. Nessa primeira fase, todos os times jogarão entre si, em turno e returno dentro do próprio grupo, em uma sede única.
Já na segunda fase, os oito clubes classificados formarão dois novos grupos de quatro equipes cada, conforme sorteio a ser realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol. Os jogos serão em sede e turno únicos; as duas melhores equipes de cada grupo avançam às semifinais.
A semifinal terá confrontos de ida e volta, de caráter eliminatório, cujos vencedores irão avançar para a grande decisão, com também dois jogos. Nessas duas fases, as sedes dos jogos serão determinadas pelos clubes.
Critério de classificação:
Para a disputa do primeiro Campeonato Feminino Sub-18, a CBF utilizou como critério de classificação os 12 melhores colocados do Brasileirão Feminino A-1 2018; os 10 clubes melhores colocados no Ranking Nacional de Clubes 2019; e os dois melhores colocados do Brasileirão Feminino A-2 2018.
Iniciativa:
O Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 é uma iniciativa da CBF para suprir uma carência da modalidade no país, e se torna a primeira competição de base do futebol feminino criada e organizada pela entidade. A escolha da categoria sub-18 vem para atender as necessidades dos elencos das equipes brasileiras e servir melhor a Seleção Brasileira nas categorias juvenis.
Para a realização da competição a CBF irá ajudar os clubes com os custos de operação, logística, transporte, hospedagem e arbitragem. Os jogos ao longo da competição serão transmitidos pelo MyCujoo.
Grupos:
A1 – Sede: Caçador (SC)
Atlético-MG
Foz/Athletico-PR
Kindermann/Avaí
Santos
A2 – Sede: Flores de Cunha (RS)
Chapecoense
Corinthians
Ferroviária
Internacional
A3 – Sede: Bálsamo (SP)
Botafogo-RJ
Cruzeiro-MG
São Paulo
Ponte Preta
A4 – Sede: Ceilândia (DF)
Bahia
Fluminense
Minas-ICESP
Palmeiras
A5 – Sede: a definir
Flamengo
Vitória-BA
Vitória-PE
São Francisco-BA
A6 – Sede: Belém (PA)
Paysandu
Iranduba-AM
Pinheirense – PA
Vasco da Gama