O presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (PR) defendeu, nesta terça-feira (26), durante a instalação da nova presidência da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Casa, a realização de Audiências Públicas nos 62 municípios amazonenses para discutir e encontrar caminhos para prevenção e o combate à criminalidade no Estado.
O colegiado permanente da Assembleia Legislativa foi instalado nesta terça-feira (26) no auditório Beth Aziz e, a partir de agora, tem como presidente o deputado Fausto Jr. (PV) e a deputada Joana D’Arc Protetora dos Animais (PR) como vice-presidente. O deputado Cabo Maciel foi empossado como membro-efetivo da Comissão de Assuntos Municipais, que também é integrada pelo deputado Adjuto Afonso (PDT) e a deputada Mayara Pinheiro (PP).
De acordo com o parlamentar republicano, o tráfico de drogas fomenta 70% da criminalidade e mazelas sociais no interior do Amazonas. Na avaliação do deputado do PR, que também é vice-líder do Governo na Aleam, o efetivo de segurança pública (polícias Militar e Civis), Polícia Federal e as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), não tem acompanhado, nos últimos anos, o crescimento do poder das facções criminosas nas fronteiras do Estado.
O efetivo policial nos municípios do interior é algo insustentável. Em alguns casos, existem dois policiais trabalhando em um município. A Comissão de Assuntos Municipais precisa trazer essa discussão e encontrar soluções -, disse Cabo Maciel. O deputado do PR, que é vice-líder do Governo na Assembleia, informou que o reduzido quadro do efetivo policial nos municípios está sendo resolvido pelo Comando-Geral da Polícia Militar.
O parlamentar citou como exemplo de descaso a desativação da Base Anzol da Polícia Federal no município de Tabatinga (a 1.080 quilômetros de Manaus), que segundo o parlamentar, abriu de vez a porta da fronteira com a Colômbia para o narcotráfico de drogas. “A Constituição Federal diz que a segurança das fronteiras do País é de responsabilidade do Governo Federal. Mas, o que estamos vendo é uma segurança faz de conta”, afirmou Cabo Maciel.
Comando de Fronteira
O deputado Cabo Maciel lembrou que ingressou junta à Mesa Diretora da Aleam com Projeto de Lei para a criação do Comando Especial de Fronteira da Polícia Militar e que a proposta está em fase de discussão nas comissões técnicas da Casa. O projeto, segundo o deputado do PR, pretende estabelecer um trabalho forte de comando e controle, com apoio das forças de segurança nacional e estadual, na área de tríplice fronteira com o Brasil.
Outra sugestão apontada pelo deputado Cabo Maciel para a Comissão de Assuntos Municipais foi o debate sobre o sistema penitenciário nos municípios. Na opinião dele, a situação dos policiais militares nas delegacias e presídios do interior precisa ser alvo de uma grande discussão por parte de toda classe política do Estado.
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete do Deputado Cabo Maciel (PR)
Jerson Aranha (92) 99156-0879
Antônio Lopes (92) 99103-5820
Paulo Ferraz (92) -9425-2514