O presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (PR) destacou a importância da Vila Olímpica de Manaus no processo de formação de crianças e jovens, da capital e do interior do Estado, para prática de diversas modalidades esportivas. Nesta terça-feira (26/03), a Vila Olímpica, que é administrada pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), completa 29 anos de atividade.
“Muitas crianças e adolescentes tiveram ou estão tendo suas vidas transformadas através do esporte e do lazer oferecidos pela Vila, que está recebendo uma nova filosofia de espaço de excelência para a população”, destacou Cabo Maciel.
Inaugurada no dia 26 de março de 1990, a Vila Olímpica (localizada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus) tem mais de 228 mil metros quadrados e, desde a sua criação, leva o nome do Amazonas para além das fronteiras do Brasil, com a revelação de atletas que conquistam títulos em modalidades que começaram nas escolinhas de iniciação esportiva, e com o seu trabalho de relevância social.
“A nossa Vila Olímpica nos orgulha muito e temos trabalhado incansavelmente para que tenhamos professores mais qualificados e um espaço de excelência para a nossa população. São 29 anos de boas histórias e conquistas. Nosso objetivo é contribuir e levar mais esporte e lazer através dessa ferramenta de transformação que é a Vila Olímpica de Manaus”, comentou o secretário da Sejel, Caio André Oliveira.
Grandes eventos
A Vila Olímpica detém uma das mais modernas pistas de atletismo do Brasil. A pista foi palco de grandes eventos da modalidade, como três Sul-Americanos de Atletismo adulto, um Troféu Brasil de Atletismo, uma Copa América, um Ibero-Americano, um Pan de Marcha Atlética, um Sul-Americano de Cross Country, um Sul-Americano de Maratona e uma Meia-Maratona. Atualmente, além de receber grandes eventos do esporte, é local da escola de iniciação em atletismo.
Dentro da Vila, há, também, complexos esportivos das modalidades boxe, ginástica e de tênis de mesa, que goza de um dos mais completos espaços da região norte, com pisos e mesas oficiais deixados pelo legado olímpico do Rio 2016. Em fase de conclusão, está a piscina olímpica, que é reconhecida como uma das melhores do mercado, com tecnologia altamente moderna.
Destaques internacionais
Por meio de todos esses aparatos esportivos, a Vila Olímpica é berço de grandes campeões que são conhecidos e reconhecidos internacionalmente por conquistas que se iniciaram aqui, a exemplo do velocista Sandro Viana, que foi bronze nas Olimpíadas de Pequim 2008. Ele tem tanta ligação com a Vila Olímpica que aniversaria no mesmo dia e também acompanhou a inauguração do espaço.
“Eu vim para a Vila Olímpica de bicicleta no dia da inauguração, na curiosidade. Vi na pista de atletismo os grandes atletas da época. Assisti as provas e nunca imaginei ser velocista. Iniciei no basquete e depois fui para a natação por mais de 10 anos. Aos 24 anos, fui para o atletismo e descobri minha verdadeira vocação. A Vila é parte de mim e eu faço parte dela. É tanta ligação que aniversariamos no mesmo dia”, observa Sandro.
Função social
De acordo com o presidente da Associação das Confederações e Federações Desportivas Olímpicas e não Olímpicas do Amazonas (ADA), Luiz Borges, o complexo esportivo sempre foi local de transformação de vidas. “Nossa Vila é um local completo para um atleta que quer focar no seu alto rendimento. Aqui, eles cresceram nas modalidades. São vários exemplos. O lutador do UFC, Ronaldo Jacaré, começou nas artes marciais dentro da Vila e atualmente é um espelho para nossos jovens”, lembrou.
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete do Deputado Cabo Maciel (PR)
Jerson Aranha (92) 99156-0879
Antônio Lopes (92) 99103-5820
Paulo Ferraz (92) -9425-2514
Foto: MAURO NETO/SEJEL
Com informações da Asscom/Sejel