Você vai ver um resumo do trabalho dos deputados neste ano marcado pelas divisões de posicionamentos políticos, pela preocupação com temas na área de segurança e economia e pela transição para o novo governo.
Amanhã começa oficialmente o recesso parlamentar. Deputados eleitos que ainda não exerceram mandato federal visitaram a Câmara e falaram sobre as expectativas para os trabalhos no ano que vem.
Você vê ainda um exemplo prático de como uma boa negociação pode resultar em análises rápidas de propostas aqui no Congresso: Para simplificar ainda mais o funcionamento dos juizados especiais que cuidam de pequenas causas, deputados e senadores aprovaram um projeto que já virou lei.
Mais destaques desta edição:
– Estudo feito pela Câmara propõe uma nova estrutura para as polícias e a criação de um Fundo Nacional de Segurança Pública, entre outras iniciativas para esse setor.
– O grupo de trabalho criado há nove meses pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, para estudar propostas e dar sugestões para aperfeiçoar a gestão pública e combater a corrupção concluiu a tarefa. No relatório, os juristas defendem mais transparência das contas do governo e também que a gestão pública entre definitivamente na era digital.
– Foi apresentado na Comissão dos Direitos da Mulher o Projeto de Lei do Estatuto do Nascituro. O objetivo do projeto é acabar com as discussões sobre a legalização do aborto. Segundo alguns deputados, vai afetar também os casos em que já é permitida a interrupção da gravidez.
– A Comissão de Esportes discutiu a sonegação de impostos entre atletas