Começamos o ano de 2019 com a evidência do aumento significativo dos casos de violência contra a mulher. Um estudo feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que, nos últimos 12 meses, pelo menos um milhão e 600 mil brasileiras sofreram algum tipo de agressão. O estudo também mostrou que 42% dos casos de violência ocorreram no ambiente doméstico e em três, de cada quatro casos, o agressor era o marido, ex-marido, namorado, conhecido da vítima. No mês da mulher, o Câmara Ligada vai discutir este tema tão urgente, alertar para os sinais de que um relacionamento caminha para o desrespeito e mostrar iniciativas e redes de apoio e proteção à mulher.
Atração Musical: Rebeca Elen, conhecida como Realleza vai lançar este ano o primeiro disco, intitulado “Afrontosa”. Inspirado em sua própria história, o álbum conta com uma pegada pop mas sem perder a identidade do rap, caraterística da artista, que está na cena musical do DF há 10 anos.
Convidados:
A Deputada Silvia Cristina (PDT-RO) está em seu primeiro mandato na Câmara Federal. Ela promete defender a saúde e a assistência social, pautas que defendeu em sua vida política enquanto vereadora no município de Ji-Paraná.
A Deputada Flávia Arruda (PR-DF) também está em sua primeira legislatura e se destaca pelo trabalho na área social e na educação. Assumiu, recentemente, a coordenação da Comissão Externa de Combate à Violência Contra a Mulher, da Câmara dos Deputados.
Dra. Luciana Lopes é coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher e Titular do Juizado de Violência doméstica contra a Mulher de Taguatinga-DF.
A blogueira desta edição será Ketilen Gomes, jornalista e integrante do Conselho Jovem do programa.
Na plateia: Alunos do Setor Leste, CED 01 de Planaltina e do Instituto Federal de Brasília de São Sebastião.
Apresentação: Evelin Maciel e Maria Paula