Representantes da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e da Prefeitura de Manaus visitaram moradores, que sofrem com alagações, no bairro Parque São Pedro, zona Oeste da capital. A ação foi liderada pelo vereador Antônio Peixoto (PTC), foi realizada na manhã de sexta-feira (09/4). O parlamentar caminhou com representantes da Prefeitura de Manaus, pela rua Santa Bárbara. Vice-presidente da Comissão de Serviços de Obras Públicas da Casa Legislativa, Peixoto, atendeu um pedido emergencial dos moradores. A comunidade sofre com alagações no local, próximo à uma lagoa. Um vídeo gravado durante forte chuva, mostra a área completamente tomada pela água.“Então diante desse quadro, a gente veio aqui, solicitamos a Prefeitura para que pudesse nos acompanhar nessa visita, nessa parceria, para que a gente possa trazer um pouco mais de alento e esperança para as pessoas que vivem aqui”, disse o parlamentar.
Nas paredes ainda é possível ver as marcas das últimas alagações. Para tentar impedir a entrada da água nas residências, moradores construíram barreiras de concreto, só que mesmo assim, o problema continua. A dona de casa, Hellen Cristina, vive há 8 anos no bairro. Ela conta que está levantando o piso aos poucos com medo de mais prejuízos materiais. “Toda vez que chove a gente fica com medo, por causa que não sabemos como vai ser. Não adianta nem mais somar o quanto de móveis e eletrodomésticos já perdemos”, contou.
Para evitar uma nova alagação, Lucineia Coelho precisou levantar o piso da casa que mora. “Aqui alaga tudo, prejudica muito a gente, os vizinhos. A gente não consegue sair daqui alaga e isola tudo”, completou.
Pontes deterioradas pela água também serão trocadas. De acordo com o secretário chefe da Casa Militar da Prefeitura, tenente William Dias, mais de cem metros de pontes serão construídos nas próximas semanas. “Verificamos que há algumas pontes que precisam de reformas e nós iremos, junto a Secretaria de Infraestrutura, fazer esse trabalho para que os moradores consigam se locomover enquanto há uma obra estrutural maior a ser feita pela Prefeitura”, explicou.
Na avaliação do diretor-operacional da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Laurimar Costa, além de ser uma região baixa, o lixo jogado no córrego que corta a rua contribui para a enchente, também aumenta o risco de proliferação de doenças, como a dengue. “Precisamos fazer um trabalho bem sério de limpeza, retirar todo o lixo que está debaixo das pontes, para evitar até que a água aumente mais e o rio possa fluir melhor. Podemos trazer nossas duas equipes de educação ambiental, fazer um trabalho de conscientização e mostrar como descartar o lixo corretamente”, finalizou.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) fez um levantamento das demandas de melhorias para a comunidade. O bairro Parque São Pedro, na zona Oeste de Manaus, possui 82 ruas e conta com mais de 23 mil habitantes, sendo 7.460 crianças. A comunidade, criada em 2004, completará 17 anos em dezembro de 2021.
Texto: Naine Carvalho – Dircom/CMM
Fotos: Pedro Baptista – assessoria vereador Antônio Peixoto