Na manhã desta segunda-feira (16/8), o presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis (Avante), recebeu em seu gabinete a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Mirtes Salles. Na ocasião a titular da Sejusc falou sobre as medidas realizadas pela secretaria durante o “Agosto Lilás”, e agendou para próxima semana uma nova visita a Casa legislativa para apresentar aos vereadores os trabalhos de ampliação da rede de proteção as mulheres.A Sejusc conta com uma rede de serviços voltados à mulher, com atendimentos pelo Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem); acolhimento provisório e institucional por meio da Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante; acompanhamento psicológico, social e jurídico pelo Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream); aplicativo “Alerta Mulher”; e a unidade móvel itinerante, o “Ônibus da Mulher”.
A capital amazonense registrou 8.041 casos de violência contra a mulher entre janeiro e maio de 2021, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP). Esse tipo de violência apresentou diminuição em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados mais de 8.200 casos.
Segundo dados do Anuário Brasileiros de Segurança Pública do ano de 2021, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou 1.350 feminicídios durante o ano de 2020 em números absolutos. Os três estados que apresentaram maiores números foram: São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Em último lugar, Tocantins.
O Amazonas ocupou a vigésima posição, com registro de 16 feminicídios registrados.
Texto: Naira Nascimento – DIRCOM / CMM
Foto: DIRCOM / CMM