O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), participou, nesta quinta-feira (29/7), do evento de boas-vindas aos bolsistas contemplados no programa Bolsa Universidade 2021, realizado no auditório Zany dos Reis, da Câmara Municipal da Manaus (CMM).“É uma grande satisfação para a Câmara Municipal receber esse evento, que é de grande importância para a educação e cidadania dos jovens da nossa cidade. Jovens que, a partir de agora, podem ingressar no ensino superior e sonhar em ter um futuro melhor, construir uma carreira profissional. O prefeito David Almeida está de parabéns, por ter tido a sensibilidade de ampliar a oferta de vagas do programa, estendendo essa oportunidade a um número maior de jovens manauaras”, afirmou David Reis.
O secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Ebenezer Bezerra, deu as boas-vindas aos bolsistas, em nome do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e ministrou a palestra “A vida é cheia de escolhas – boas histórias”. Ele definiu o encontro como um momento para orientar os bolsistas sobre os compromissos acadêmicos e a contrapartida que o programa exige.
“Estamos explicando para eles todas as características e todas as nuances que envolvem essa concessão. O programa é um investimento que a prefeitura faz em prol da cidade de Manaus. Dessa forma para que eles tenham consciência do compromisso que eles assumem a partir de hoje nessa capacitação que é proporcionada a eles”, destacou o titular da Semad.
A universitário Brenda Oliveira Martins, que cursa Ciências Contábeis, na Faculdade Fametro, beneficiada com bolsa integral do programa se disse gratificada, pois, sem a ajuda recebida, não teria como pagar as mensalidades. “Quando eu recebi a notícia da bolsa integral, fiquei bem feliz, emocionada, até chorei. É uma coisa muito boa que a prefeitura oferece para quem não tem como pagar o curso”, contou.
Além do presidente David Reis, participaram do evento de boas-vindas aos bolsistas, os vereadores Wallace Oliveira, vice-presidente do parlamento municipal, Lissandro Breval (Avante), Rosilvado Cordovil (PSDB), Elisandro Bessa (Solidariedade) e Allan Campelo (PSC).
O programa Bolsa Universidade é gerido pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). Este ano, estão sendo oferecidas 16 mil bolsas de estudos, sendo 500 bolsas integrais, o equivalente a soma total das vagas, com cobertura integral, oferecidas nas últimas três edições. As demais bolsas são parciais.
As bolsas, em 49 cursos de graduação, são ofertadas por 13 instituições particulares de ensino superior da capital, parceiras da prefeitura de Manaus no programa.
Texto: Arthemisa Gadelha – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM