Neste programa Raquel Bertani e Luiz Hirschmann apresentam o vídeo “Flores Raras”, realizado pelos alunos do curso de Rádio e TV da Universidade São Judas e o vídeo “Apague a Luz”, produzido pelos alunos do curso de Rádio e TV da Universidade Anhembi Morumbi.
Sobre o “Flores Raras”:
O vídeo mostra diversas pessoas que enfrentaram a doença, como Soraya Costa, que teve câncer de mama e resolveu fazer vídeos para mostrar todo o processo, de um jeito positivo. “Isso pode ser mesmo uma válvula de escape. Mas para mim foi para mostrar a alegria, porque é meu jeito de ser, eu gosto de ver as coisas no aspecto sempre positivo”.
O documentário também entrevista a psico-oncologista Dra. Vera Anita Bifulco, que enfatiza que é impossível pensar no tratamento do câncer sem uma equipe multiprofissional e que todos da equipe têm uma parcela de contribuição para o atendimento integral do paciente oncológico. “Eu acredito que cuidar das emoções é tão importante quanto cuidar do físico”. A médica ainda ressalta que câncer não é sinônimo de morte, de doença fatal. Tem tratamento e muitas vezes há cura. “Uma pessoa otimista, de bem com a vida, uma pessoa que tem um olhar positivo para com a vida, são ingredientes fundamentais para você obter o sucesso do tratamento”.
Sobre o “Apague a Luz”:
O marasmo da rotina das convenções de um casal explorado aos limites de sua incomunicabilidade.
Direção e Texto original: Marcio Moraes
Produção: Giovanna Gazzani
Edição: Gustavo Nogueira