O vereador Jaildo Oliveira (PCdoB) abriu o grande expediente da sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), desta terça-feira (24/8), falando sobre o reinício dos treinamentos para os motoristas do transporte coletivo na cidade, que ele solicitou junto às empresas.Segundo o parlamentar, é importante que todos os motoristas respeitem os pedestres e ciclistas, e que o trabalho feito pelas empresas para reforçar a segurança no trânsito é algo para ser parabenizado. “Todos sabemos o quanto cobro as empresas de transporte coletivo, mas quero parabenizá-los por fazer esse treinamento que coloca os motoristas no lugar no ciclista, do pedestre, daqueles que tem deficiência, para que sintam a sensação que é quando um ônibus passa próximo. Isso é algo que precisa ser feito para que tenhamos paz no trânsito”, enfatizou.
O parlamentar adiantou que vai fazer uma indicação à prefeitura para realização de uma grande campanha de conscientização para os motoristas, quanto a tornar o trânsito mais seguro. “Temos que fazer um grande movimento para que todos os motoristas, seja do transporte coletivo, caminhoneiros, de carros pequenos e até motociclistas se comprometam a cuidar dos pedestres e ciclistas”, disse Jaildo Oliveira.
O tema, levado à tribuna da CMM, foi parabenizado pelos demais parlamentares que destacaram a importância de criar um trânsito seguro para todos, como o vereador Raulzinho (PSDB), que chamou a responsabilidade também para os pedestres e ciclistas. “Eles precisam também ter compromisso, ter cuidado ao atravessar uma rua, ao transitar de bicicleta nas vias, porque este é um compromisso de todos”.
O vereador Caio André (PSC), também ressaltou a importância de campanhas de segurança no trânsito, e critica os motoristas que transitam abaixo da velocidade na faixa da esquerda, forçando outros carros a ultrapassar pela direita, colocando em risco a vida dos ciclistas. “Temos que fazer orientações quanto a essa situação, pois quando o carro se desloca para direita para passar por um veículo que está devagar, põe em perigo quem está transitando nas calçadas e ciclovias”, alertou.
Outro assunto discutido na CMM, foi quanto ao anúncio do prefeito de Manaus David Almeida (Avante), sobre o concurso público para preenchimento de 2.001 vagas e mais cadastro de reserva para o setor de saúde.
O assunto foi levado à tribuna pelo líder do Executivo Municipal na CMM, vereador Marcelo Serafim (PSB) que detalhou o motivo para a realização do certame que vai cumprir uma carência de servidores que se aposentaram recentemente. “A secretária Shádia Fraxe assinou desde o início de sua gestão mais de setecentas aposentadorias e é preciso preencher essas vagas que ficaram vazias na Semsa (Secretaria Municipal de Saúde)”, explicou o parlamentar.
O anúncio foi comemorado pelo presidente da Comissão de Saúde da CMM, vereador Daniel Vasconcelos (PSC), que falou sobre a importância do concurso para a pasta. “Não temos concurso há nove anos, o último foi em 2012 e os profissionais que atuam hoje estão sobrecarregados, então essa notícia salta aos olhos”, comemorou.
O novo decreto do Governo do Estado, que obriga frequentadores de bares, restaurantes flutuantes e similares deverão a apresentar carteira de vacinação com pelo menos a primeira dose da imunização em Manaus, também foi destacado na tribuna da Casa Legislativa pelo vereador Caio André (PSC).
Segundo o parlamentar, os bares tomaram a iniciativa de dar descontos e premiar os clientes que apresentarem o cartão de vacina, o que para ele é importante para incentivar a imunização. “O terceiro setor está de parabéns e ações como esta são fundamentais para estimular as pessoas a se vacinarem e o governo com esse novo decreto vai intensificar a vacinação em Manaus”, destacou.
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM