KAMILA MARINHO
HOME OFFICE
Moradores da capital, que já tomaram a primeira dose das vacinas contra a Covid-19 há mais de 60 dias poderão se inscrever em uma das 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, a partir de segunda-feira (16/8), para adiantar a aplicação da segunda dose.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, cada unidade de saúde deverá organizar uma lista de espera com os usuários de sua área de abrangência, que atendam aos critérios de intervalo entre as doses, com telefones para convocação do público interessado.
É necessário apresentar comprovante de residência no município e documento de identificação com foto. As inscrições podem ser realizadas durante o horário de funcionamento das UBSs e o chamado é realizado por ordem de inscrição.
Virada da Vacina
O adiantamento será feito por conta da previsão de conclusão da aplicação da primeira dose do imunizante para adultos acima de 18 anos, prevista para domingo (15/8), com a Virada da Vacina Sampa, quando jovens de 18 a 21 anos serão vacinados durante 34 horas sem interrupção. São esperadas 600 mil pessoas dessa faixa etária. Todas as informações sobre a Virada da Vacina e a lista completa de postos abertos na capital, podem ser encontradas na página Vacina Sampa.
Para garantir as doses à população do município de São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a obrigatoriedade de o cidadão apresentar no ato da vacinação um comprovante de residência na capital, juntamente com os documentos pessoais, preferencialmente CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
O comprovante de endereço no município de São Paulo pode ser apresentado de forma física ou digital. Se não houver no próprio nome do munícipe, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que apresentado também um documento que comprove o parentesco ou estado civil, como RG (Registro Geral), certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.
O preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já agiliza o tempo de atendimento 0postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.
Mais sobre o novo coronavírus 1
Segundo dados mais recentes sobre a pandemia do novo coronavírus publicados pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, nesta sexta-feira (13/8), a capital paulista contabilizava 36.026 vítimas da Covid-19. Havia, ainda, 1.381.945 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.
Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.
Em relação ao sistema público de saúde da região metropolitana de São Paulo, a atualização mais recente destaca que, nesta sexta (13/8), a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados a pacientes com Covid-19 é de 42,3%.
Considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus, o isolamento social na cidade de São Paulo, nesta quinta (12/8), foi de 37%.
Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.
Mais sobre o novo coronavírus 2
Um lote com 1.072.890 de doses da vacina Pfizer/Biontech contra a Covid-19 chegou ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, na noite de quinta-feira (12/8). Além dessa remessa, mais 3,2 milhões de doses do imunizante da farmacêutica foram entregues nesta semana, entre domingo (8/8) e quarta (11/8).
Segundo o Ministério da Saúde, as novas doses serão distribuídas nos próximos dias para todo o país depois de reunião para alinhamento da estratégia de distribuição entre União, estados e municípios. Com este lote, a Pfizer entregou um total de 40,4 milhões de doses ao governo brasileiro. Faltam 7,5 milhões, das 17,6 milhões de doses previstas para entrega entre os dias 3 e 22 de agosto.
Entre o final de agosto e setembro, há a previsão da chegada de quase 52,4 milhões de doses – que fazem parte do primeiro acordo firmado no dia 19 de março e que contempla a disponibilização de 100 milhões de vacinas até o final do terceiro trimestre de 2021.
O segundo contrato, assinado em 14 de maio, prevê a entrega de mais 100 milhões de doses entre outubro e dezembro. Ao longo do ano, a farmacêutica fornecerá um total de 200 milhões de doses de vacina ao Brasil.
Ações do município
Na manhã desta sexta-feira (13/8), a Prefeitura de São Paulo distribuiu para a rede municipal de vacinação as 451.990 doses de vacinas contra a Covid-19 entregues ontem à capital pelo PNI (Programa Nacional de Imunização). As 251.990 doses de Coronavac e 200 mil de AstraZeneca estão reservadas para a aplicação das segundas doses do público elegível.
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que realiza o remanejamento entre as unidades da cidade para garantir a vacinação nos territórios e resolver eventuais desabastecimentos causados pela alta adesão em regiões específicas.
Desde o dia 30 de julho disponibiliza uma ferramenta, na página De Olho na Fila, que informa sobre as vacinas contra Covid-19 disponíveis nos postos de vacinação para a segunda dose.
A Prefeitura de São Paulo reitera que mesmo após a vacinação, é necessário manter as medidas sanitárias de prevenção e a gestão reforça a importância do uso de máscaras faciais, uso do álcool em gel, e o distanciamento social na prevenção do novo coronavírus.
*Ouça aqui a versão podcast do boletim Coronavírus desta sexta-feira
*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus