O vereador Carlos Portta (PSB) está empenhado em incentivar a Política de Autonomia das mulheres chefe de família e de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência doméstica e destinou recurso no valor de R$ 20 mil, para serem aplicados na qualificação profissional dessas mulheres. O recurso é fruto da emenda parlamentar nº 213/2018, de autoria do vereador e foi repassado para a Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos (Semmasdh), responsável por promover a qualificação.
“Trata-se de um tema que precisa ser discutido com sensibilidade e que exige um trabalho de cooperação no enfretamento e busca de solução para o problema. Sem dúvida, a capacitação é a porta de entrada no mercado de trabalho. Essas mulheres precisam ser incentivadas a conquistarem uma carreira profissional”, ressalta Carlos Portta.
No dia 26 de abril a Semasdh deu início ao curso de inglês destinado a mulheres em condições de vulnerabilidade social. O curso tem duração de três meses e beneficia 20 alunas.
A iniciativa visa proporcionar a qualificação profissional e o desenvolvimento de atividades ligadas à autonomia, economia, empreendedorismo e a inclusão no mercado de trabalho, além da geração de renda, fortalecimento da autoestima, participação social e cidadã e a ampliação da oferta de mão obra em diversas áreas profissionais.
“É um trabalho que visa resgatar uma parcela da população feminina que está invisível nas políticas públicas. São centenas de mulheres em Manaus, expostas a todo tipo de violência, sexual, social, moral e que precisam de um olhar diferenciado. Muitas mulheres precisam ter alguma chance no mercado de trabalho, estamos trabalhando neste sentido”, conclui Carlos Portta.
Texto: Assessoria do vereador Carlos Portta
Foto: Aguilar Abecassis –Dircom/CMM