O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), por meio do Comando de Bombeiro do Interior (CBI), deu início, nesta segunda-feira (18/03), ao 1º Estágio de Operações de Incêndio (Esoi) voltado para bombeiros lotados nas companhias do interior do Amazonas. O evento ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral da Corporação.
Neste primeiro dia, os instrutores apresentaram aos alunos todas as atividades que serão realizadas ao longo do estágio, que possui carga horaria de 40h. Ao todo, são 16 militares do quadro de praças oriundos dos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão.
De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel BM Danízio Valente, o estágio é uma forma de atualização dos procedimentos de combate a incêndio dos bombeiros militares.
“As técnicas de combate a incêndio sofrem constantes modernizações. Queremos que nossa tropa acompanhe essas evoluções do conhecimento para melhor servir à sociedade. Nossa maior preocupação é com os militares que dão a primeira resposta nesse tipo de ocorrência para que possam atender o incêndio de maneira efetiva e eficaz, como também com o cidadão que conta com nosso apoio. Afinal, o bombeiro é o amigo certo nas horas incertas”, informou a autoridade militar.
Idealizador do estágio para os militares do interior, o tenente-coronel BM Reinaldo Acris Menezes disse que o objetivo do estágio é alcançar todos os municípios que possuem uma Organização Bombeiro Militar (OBM).
“O estágio é um pouco mais curto que um curso, porém, o militar vai passar por todas as atividades operacionais de incêndio na prática. Os militares irão rever a utilização do esguicho e o uso do equipamento de proteção individual de forma mais minuciosa. Eles também vão entrar na casa de fumaça, um treinamento que causa um pouco de pânico devido à dificuldade para respirar e o bloqueio da visão. Outra etapa do estágio será no contêiner, o objetivo é entender alguns fenômenos do fogo, como flashover e backdraft”, conta o comandante do interior.
Sendo um dos instrutores do curso, o tenente-coronel BM Alexandre Freitas, que recentemente assumiu o Comando de Bombeiros da Capital (CBC), explica a primeira fase do estágio. “Os bombeiros militares vão trabalhar os conhecimento teóricos e práticos visando a otimização dos recursos e evitar danos a patrimônios em possíveis incêndios”, disse o tenente-coronel.
Aluno do Esoi, o subtenente BM Washington Ferreira, disse que a expectativa é aperfeiçoar suas atividades. “Vim fazer o estágio para aprimorar minhas atividades como bombeiro militar e estou em busca de mais conhecimento para bem servir a sociedade” conta o subtenente.
Incêndio – Durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano foram registradas, pelo Corpo de Bombeiros, 144 ocorrências de incêndio no Amazonas, sendo 103 na capital e 41 no interior do Estado.