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Cetam atualiza estrutura curricular de alguns cursos técnicos

por marceloleite
3 de julho de 2019
no Sem categoria
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Cetam atualiza estrutura curricular de alguns cursos técnicos
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03_grade-curricular

 

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) está realizando alterações na estrutura curricular de cursos de nível técnico. A ação tem o objetivo de fazer com que os alunos saiam mais bem qualificados, preparados para as oportunidades que surgirem no mercado de trabalho.

 

De acordo com um dos coordenadores dos cursos de Formação Técnica (Fortec) do Cetam, Pedro Santarém, a mudança foi proposta pela equipe técnica pedagógica do Centro. “Verificou-se a necessidade de realizar uma revisão curricular. Essa modificação vai melhorar ainda mais o desempenho dos alunos.”

 

Segundo Santarém, os discentes do Cetam passarão a ter, em seus currículos, a inserção de habilidades do mercado de trabalho e avanço tecnológico, bem como a qualificação profissional adequada. “As alterações foram feitas com base nas mudanças do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), legislações advindas dos conselhos profissionais e das resoluções do Ministério da Educação (MEC).”

 

Para o coordenador, essa iniciativa irá contemplar as novas demandas socioeducacionais. “Também ouvimos as principais necessidades de docentes e discentes sobre conteúdo”, ressalta, informando quais cursos técnicos serão modificados: Recursos Humanos; Saúde Bucal; Prótese Dentária; Enfermagem; Serviços Jurídicos; Tradução e Interpretação de Libras; Administração; Recursos Pesqueiros; Agropecuária; Edificações; Finanças; e Mecânica.

 

Pedro Santarém explica que, além de atualização de conteúdo, esses cursos também terão alteração na carga horária. Já em relação aos instrutores que irão ministrar as aulas nos cursos citados, estes passarão por oficinas de formação pedagógica. “Isso ocorrerá após a publicação das novas portarias no Diário Oficial do Estado (DOE). Então, os instrutores serão orientados a respeito da nova estrutura curricular.”

 

Quanto aos alunos que já iniciaram esses cursos e que, por algum motivo, trancaram ou reprovaram, a pedagoga Carmem Lúcia Ribeiro, do Planejamento Acadêmico do Cetam, faz um alerta. “Eles deverão solicitar, via requerimento, a equivalência das disciplinas ou então cursarem os novos componentes para poderem concluir o curso em andamento.”

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03_grade-curricular

 

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) está realizando alterações na estrutura curricular de cursos de nível técnico. A ação tem o objetivo de fazer com que os alunos saiam mais bem qualificados, preparados para as oportunidades que surgirem no mercado de trabalho.

 

De acordo com um dos coordenadores dos cursos de Formação Técnica (Fortec) do Cetam, Pedro Santarém, a mudança foi proposta pela equipe técnica pedagógica do Centro. “Verificou-se a necessidade de realizar uma revisão curricular. Essa modificação vai melhorar ainda mais o desempenho dos alunos.”

 

Segundo Santarém, os discentes do Cetam passarão a ter, em seus currículos, a inserção de habilidades do mercado de trabalho e avanço tecnológico, bem como a qualificação profissional adequada. “As alterações foram feitas com base nas mudanças do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), legislações advindas dos conselhos profissionais e das resoluções do Ministério da Educação (MEC).”

 

Para o coordenador, essa iniciativa irá contemplar as novas demandas socioeducacionais. “Também ouvimos as principais necessidades de docentes e discentes sobre conteúdo”, ressalta, informando quais cursos técnicos serão modificados: Recursos Humanos; Saúde Bucal; Prótese Dentária; Enfermagem; Serviços Jurídicos; Tradução e Interpretação de Libras; Administração; Recursos Pesqueiros; Agropecuária; Edificações; Finanças; e Mecânica.

 

Pedro Santarém explica que, além de atualização de conteúdo, esses cursos também terão alteração na carga horária. Já em relação aos instrutores que irão ministrar as aulas nos cursos citados, estes passarão por oficinas de formação pedagógica. “Isso ocorrerá após a publicação das novas portarias no Diário Oficial do Estado (DOE). Então, os instrutores serão orientados a respeito da nova estrutura curricular.”

 

Quanto aos alunos que já iniciaram esses cursos e que, por algum motivo, trancaram ou reprovaram, a pedagoga Carmem Lúcia Ribeiro, do Planejamento Acadêmico do Cetam, faz um alerta. “Eles deverão solicitar, via requerimento, a equivalência das disciplinas ou então cursarem os novos componentes para poderem concluir o curso em andamento.”

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