Ao todo 18 vagas estão disponíveis, sendo 9 para cada subáreas de Automação de Processos Industriais e de Otimização da Produção Industrial, respectivamente, para ampla concorrência. As inscrições ocorrem até 3 de maio de 2019 e serão realizadas de forma online pelo link https://bit.ly/2UCD4Hh ou pelo e-mail: qualipimcap@ufam.edu.br.
O Programa de Capacitação de Recursos Humanos para o Polo Industrial de Manaus em Automação e Otimização de Processos e Produção Industriais (Programa Quali-Pim-Cap) tem a carga horária de 240 horas. Podem concorrer técnicos, tecnólogos e engenheiros da área de eletrônica e afins, que atuam em indústrias do PIM ou aqueles que já atuaram e que necessitam se requalificar para buscar oportunidade de retorno ao mercado de trabalho.
Esse programa é executado pelo Centro de P&D em Tecnologia Eletrônica e da Informação da Universidade Federal do Amazonas (Ceteli/Ufam) e faz parte do portfólio de cursos do Programa Prioritário de Formação de Recursos Humanos Capda/Suframa, coordenado pela Fundação Muraki e financiado com recursos da Lei de Informática. Assim, o curso é inteiramente gratuito para o candidato selecionado que ocorre de maio de 2019 a outubro de 2020, das 18h às 21h, na sede do Ceteli, localizado no Setor Norte do Campus Universitário.
O Programa objetiva qualificar Recursos Humanos para o Polo Industrial de Manaus (PIM), a partir da vertente de capacitação e desenvolvimento profissional, nas subáreas de automação de processos industriais otimização da produção industrial, por meio da oferta de conhecimentos teórico-práticos em automação e otimização de processos e produção industriais na forma de cursos extracurriculares.
O que é o Quali-Pim-Cap?
No contexto Universitário, o Projeto Quali-Pim-Cap, se enquadra como um Projeto de Extensão Universitária, ou seja, “trata-se de uma atividade de ensino, não prevista pelas ações regulares da graduação ou da pós-graduação, que visam atender às necessidades de uma comunidade ou a demandas específicas de capacitação extracurricular”, neste caso visa atender a demandas especificas de capacitação de RH do Polo Industrial de Manaus.
Quem pode concorrer?
Profissionais que atuam ou já atuaram no PIM e que necessitam se requalificar para buscar oportunidade de retorno ao mercado de trabalho. O perfil de formação necessário é apresentado a seguir:
Para a subárea 1: técnicos, tecnólogos e engenheiros da área de eletrônica e afins;
Para a subárea 2: técnicos, tecnólogos e profissionais de nível superior com atuação comprovada na área de produção e qualidade industrial.
O candidato pode concorrer a vagas nas duas subáreas?
Como os cursos não são simultâneos, os candidatos que atenderem os requisitos de ambas as áreas e desejarem concorrer a uma vaga em cada subárea poderão se inscrever em ambas. É necessário, no entanto, que aponte a subárea prioritária.
Critérios de aprovação no programa:
O critério de aprovação do aluno em cada curso é a sua média final ser maior ou igual a sete e que o mesmo tenha frequência igual ou superior a 75% da carga horária de curso.
Ao final do PROGRAMA o aluno que lograr êxito em todos os cursos de sua subárea receberá Certificado de Participação com aproveitamento, emitido pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/Ufam).