A Controladoria-Geral do Estado (CGE) firmou acordo de cooperação técnica com a Ouvidoria da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) com o intuito de fortalecer os serviços de ouvidoria prestados à sociedade. O documento prevê a integração das atividades e a troca de informações entre as ouvidorias e, ainda, o atendimento ao cidadão por meio do Sistema de Ouvidorias do Estado (e-OUV). A assinatura aconteceu na sexta-feira (22/03).
O documento foi assinado pelo controlador-geral do Estado, Alessandro Moreira, o subcontrolador-geral de Ouvidoria, Rogério de Sá Nogueira, e o deputado estadual e ouvidor Felipe Souza.
Conforme o acordo, a CGE, por meio da Subcontroladoria-Geral de Ouvidoria, e a Ouvidoria da Aleam, atuarão mediante intercâmbio de dados, informações e sistemas. O documento também estabelece a realização de capacitação dos servidores quanto às metodologias e procedimentos pertinentes à ouvidoria; assim como a organização de trabalhos conjuntos como programas, projetos, dentre outros.
Para o controlador-geral, Alessandro Moreira, a parceria com a Ouvidoria da Aleam representa um ganho à sociedade. Ele destaca o papel fundamental desempenhado pelos deputados na administração estadual, que é de aproximar a população às políticas públicas. “A Aleam contribui com a administração do Estado e os deputados têm a sensibilidade de aproximar a população às políticas públicas e esse é o grande ganho. A ouvidoria é um canal de aproximação das pessoas ao poder público”.
O deputado e ouvidor Felipe Souza ressaltou a importância da troca de informações entre as ouvidorias. “A ideia é aproximar a população aos poderes para que possamos ter a troca de informações. Precisamos entender cada vez onde estão concentradas as problemáticas enfrentadas pela população para que possamos buscar o aprimoramento. Precisamos apurar as informações que chegam até nós e assim, oferecermos um melhor serviço à população”, disse.