Mais de 100 colaboradores do Departamento Estadual de Trânsito
do Amazonas (Detran-AM) estão fazendo curso de capacitação de Atendimento ao
Cliente e Relações Interpessoais para melhorar a qualidade do atendimento aos
usuários. Esses cursos estão sendo promovidos por meio de um termo de
cooperação técnica assinado com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
Com carga horária de 20 horas e duração de uma semana, os cursos
serão ministrados no auditório do órgão pela instrutora do Cetam, Maralane de
Souza, graduada em psicologia, com especialização em Gestão Organizacional e
Recursos Humanos.
O curso de Atendimento ao Cliente iniciou na última segunda-feira (14/06) e terminará na terça-feira (22/06). O público-alvo são os estagiários, servidores e terceirizados.
“Esse curso tem como objetivo transmitir aos seus colaboradores
conhecimentos e habilidades para o atendimento, com uma abordagem prática a
partir de multicanais, garantindo um alto padrão de qualidade e uma avaliação
permanente”, explicou a controladora interna do Detran-AM, Ceceliene Pedrosa.
De acordo com a psicóloga organizacional, para um bom desempenho
ao trabalhar com o público é preciso em primeiro lugar ter uma boa capacitação.
Ao identificar o tipo de perfil do cliente que está sendo abordado ou atendido,
é possível já elabora uma estratégia de qual é a sua necessidade e de como ele
se sente melhor sendo atendido.
Para quem trabalha com atendimento ao público no órgão, achou a
iniciativa de extrema importância.
“Nós lidamos diariamente com pessoas e elas chegam de várias
formas, nós precisamos ter essas habilidades desenvolvidas para melhor
servi-los. Acho de extrema relevância, uma excelente iniciativa”, disse o estudante
de Direito e estagiário do Protocolo Administrativo do Detran-AM, Júlio César
Freitas.
Outro curso que também será oferecido pelo Departamento de
Trânsito por meio do Cetam é o de Relações Interpessoais. As aulas serão
ministradas no período de 23 a 30 de junho para os diretores, gerentes,
subgerentes e chefes de departamento. A finalidade será aperfeiçoar o
desenvolvimento pessoal através de um curso de qualidade.
“As pessoas precisam se relacionar melhor com quem está à sua volta, tanto na questão social, quanto profissional”, finalizou Ceceliene Pedrosa.
Próximos cursos
Ainda no mês junho, o Detran promoverá o curso de Brigadista e Primeiros Socorros para os colaboradores. As aulas serão ministradas pelos bombeiros e divididas em duas etapas: nos dias 21 a 25 de junho, na modalidade virtual de Educação a Distância (EaD), e presencial, no período de 5 a 8 de julho.