sábado, junho 21, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Comissão aprova acordo de recuperação de bens culturais assinado com Equador

por marceloleite
5 de abril de 2019
no Sem categoria
0
Comissão aprova acordo de recuperação de bens culturais assinado com Equador
0
Compartilhamentos
8
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Ordem do dia para discussão e votação de diversos projetos. Dep. Luiz Lima (PSL - RJ)

Luiz Lima lembra que, em 2006, foram roubados do Museu da Chácara do Céu, no Rio de Janeiro, obras de Salvador Dali, Picasso, Matisse e Monet

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (3) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 1159/18, que ratifica o acordo que o Brasil e o Equador firmaram em 2012 para permitir a recuperação de bens culturais roubados, importados ou exportados ilicitamente. A proposta recebeu parecer favorável do deputado Luiz Lima (PSL-RJ).

“Os dois países possuem significativos sítios arqueológicos, bens culturais de povos ameríndios, antiguidades, objetos paleontológicos e obras de arte que despertam a cobiça do tráfico e comércio ilícito desses bens”, disse Lima.

A Constituição determina que os acordos internacionais que acarretem encargos ou compromissos ao País devem ser analisados pelas duas Casas do Congresso Nacional (Câmara e Senado) antes de entrarem em vigor.

Colaboração

Pelo acordo, os dois países se comprometem a colaborar, a trocar informações e a utilizar ferramentas legais, nas esferas administrativa, cível e criminal, para proibir e impedir o ingresso em seus territórios de bens culturais, patrimoniais e outros específicos que careçam de autorização expressa para exportação.

PUBLICIDADE

Entre os bens a serem amparados pela cooperação estão: objetos de arte e artefatos arqueológicos, objetos paleontológicos, antiguidades, quadros, pinturas, desenhos, esculturas, manuscritos, livros, documentos, selos e material fotográfico.

Patrimônio

O projeto teve origem na Mensagem 314/18, encaminhada pelo Poder Executivo na gestão Michel Temer. Na justificativa enviada ao Congresso, foi destacada a importância de mecanismos internacionais de defesa do patrimônio cultural, como a convenção da Unesco sobre as medidas a serem adotadas para proibir e impedir a importação, exportação e transferência de propriedade ilícita de bens culturais, de 1970, do qual o Brasil e signatário.

Segundo a justificativa, o objetivo do acordo é evitar o grave prejuízo que o roubo e a exportação ilícita do patrimônio cultural representam, tanto pela perda dos bens culturais quanto pela deterioração dos respectivos espaços.

Tramitação
O PDL 1159/18 será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois, seguirá para análise do Plenário.

marceloleite

marceloleite

Próxima notícia
Coordenação de Desenvolvimento Social (CDS) divulga novo endereço

Coordenação de Desenvolvimento Social (CDS) divulga novo endereço

Recommended

Defesa de Temer pede habeas corpus ao TRF2

6 anos ago

Genéricos têm mercado em expansão e investimento pode ser de R$ 1,3 bilhão

6 anos ago

Popular News

    Connect with us

    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia

    Sem resultados
    Visualizar todos os resultados
    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia