A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público discute nesta terça-feira (9) o papel do “Sistema S” no mundo do trabalho, na sociedade e na economia do País.
O deputado Paulo Ramos (PDT-RJ), que propôs o debate, ressalta que o “Sistema S” vem sofrendo ameaças de cortes de sua receita diante de constantes ataques. Ele explica que a audiência pública dará a oportunidade para que as organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica exponham o relevante serviço que prestam a milhões de brasileiros.
“O Sistema S oferece educação básica e profissional, tecnologia e inovação, saúde e segurança para os trabalhadores, cumprindo, no uso dos recursos da contribuição compulsória, a missão conferida pela Constituição Federal. Os serviços de aprendizagem são importantes aliados do desenvolvimento do País no esforço para melhorar a qualidade da educação, elevar a escolaridade dos brasileiros e criar ambientes de trabalho seguros e saudáveis”, afirma.
Participam do debate:
– o diretor de operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Gustavo Leal Sales Filho;
– o vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Luiz Carlos Bohn;
– o chefe de gabinete da diretoria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), André Sanches;
– a gerente-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Karla Tadeu de Oliveira;
– a diretora-executiva nacional do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat), Nicole Goulart.
A audiência ocorrerá no plenário 12, às 14 horas.