O objetivo é discutir os impactos sociais do uso dessas novas tecnologias, especialmente na privacidade, sigilo das informações e substituição de pessoal no mercado de trabalho
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara promove audiência pública nesta quarta-feira (24) para discutir o uso das tendências tecnológicas de inteligência artificial e seus impactos no contexto social.
Autor do pedido para a audiência, o deputado Alex Santana (PDT-BA) quer ouvir especialistas sobre os impactos dessas novas tecnologias em questões como privacidade, sigilo e a possível substituição de capital humano em todos os níveis de qualificação. “Não se pode esquecer que a evolução digital deve pautar-se de modo equilibrado de modo a preservar a manutenção de garantias individuais e coletivas”, alertou.
Foram convidados para o debate:
– representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Mctic);
– secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Teles Barbosa;
– membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Sérgio Amadeu da Silveira;
– coordenador de Democracia e Tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Marco Konopacki;
– gerente de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM,
Andriei Gutierrez;
– presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Sebastião Sahão Júnior;
– professor sênior do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Neri dos Santos.
A audiência será às 10 horas no plenário 13 e terá transmissão interativa. Perguntas, críticas e sugestões podem ser encaminhadas pelo link abaixo.