05/06/19 11h47
Para André Friedheim, presidente da ABF, mercado brasileiro de franquias é exemplo para outros países
Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Nesses tempos em que muitos de nós brasileiros (não sem razão) sentimos um certo “complexo de vira-latas” – lembrando Nelson Rodrigues –, diante dos problemas que vivemos no país, é de se surpreender quando temos motivos para nos orgulhar.
Como presidente da ABF eleito para o biênio 2019-2020, tive o privilégio de representar a Associação Brasileira de Franchising na reunião do World Franchise Council (WFC). A entidade representa o setor de franquias mundialmente e o encontro ocorreu em Madri, na Espanha, em abril.
Nas conversas com representantes do franchising de todo o mundo, com frequência respondia a perguntas sobre a nossa legislação para o setor. A Lei do Franchising (nº 8.955, sancionada em 15 de dezembro de 1994) foi um marco para o mercado de franquias do Brasil. Objetiva, ela é considerada avançada por representantes do franchising de diversos países.
Temos uma base legal madura, que oferece segurança aos investidores e dá credibilidade ao nosso sistema de franquias. Com a entrada em vigor da lei, a indústria do franchising no país ganhou novo impulso, desenvolvendo-se e profissionalizando-se ainda mais. Hoje, contamos com ferramentas de gestão e tecnologia avançadas, metodologias respeitadas e redes de referência mundial.
Pode até nos causar certa surpresa ver que, aos olhos do WFC, o franchising brasileiro é um modelo, mas é fato. Membros do Conselho Mundial perguntaram, por exemplo, como fazemos o Selo de Excelência em Franchising (SEF), uma história que, aliás, completará 30 anos em 2020.
A chancela que criamos valoriza e reconhece as redes que, sob a avaliação dos franqueados que respondem a Pesquisa do SEF, elevam as melhores práticas do setor a um grau de excelência.
Outra iniciativa que chama a atenção de representantes internacionais do setor de franquias é a nossa ABF Franchising Expo, realizada anualmente no mês de junho em São Paulo. A cada ano, cerca de 60 mil pessoas passam por esta que é reconhecida como a maior feira de franquias do mundo justamente pelo número de visitantes.
Fatores como esses, que talvez passem desapercebidos por nós mesmos no Brasil, fazem com que o franchising brasileiro se torne benchmarking e referência para o setor globalmente.
A importância do franchising made in Brazil ficou evidente nesse encontro. Dele, saí com a certeza de que temos uma expertise valorizada, nosso jeito brasileiro de fazer franchising que é reconhecido pelo mundo.