18/04/19 12h50
A Santos Brasil fechou contrato com a construtora Axxo para as obras de ampliação do cais do Tecon Santos, localizado na margem esquerda do Porto de Santos. Com duração estimada em 18 meses, essa obra integra o projeto de modernização e ampliação desse empreendimento, que é considerado o maior terminal de contêineres da América do Sul. Os investimentos previstos da ordem de R$ 150 milhões compreendem a ampliação em 220 metros do cais acostável do terminal, que totalizará 1.510 metros. Após as obras, a Santos Brasil passará a ter capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax (366 metros de comprimento) no Tecon Santos, que ficará com 1.200 metros de cais, e mais um navio no terminal de veículos, que permanecerá com 310 metros de cais. Essa classe de navios é capaz de transportar até 12.500 TEUs.
O ciclo de de investimentos na modernização e ampliação do Tecon, que começou em 2018. A primeira fase de aquisições de equipamentos, demandou cerca de R$ 100 milhões, referentes à compra de dois guindastes de cais (STS), 30 reboques e 30 terminal tractors para movimentação de cargas no pátio, além equipamentos com capacidade para 65 toneladas e capacidade para transportar até dois contêineres cheios de 20 pés.
A previsão da companhia é investir aproximadamente R$ 300 milhões no terminal entre 2018 e 2019. Além dos R$ 150 milhões nas obras do cais, o plano prevê aportes de R$ 10 milhões até o final do ano em tecnologia da informação e R$ 40 milhões em outros serviços de cais. A Santos Brasil ressalta que a obra foi planejada de forma a não causar interferência na operação ou limitação de capacidade do terminal no período. A operadora prevê geração de 600 empregos diretos e 850 indiretos.
O projeto total de modernização do Tecon Santos prevê um total de R$ 1,3 bilhão em investimentos. A Santos Brasil acredita que ampliará em, ao menos, 20% a capacidade de movimentação do terminal, de dois milhões de TEUs/ano para 2,4 milhões de TEU/ano. De acordo com o presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda, o projeto está sintonizado com a logística do futuro, que exige ganhos de escala e alta produtividade. “Com os novos investimentos, o Tecon Santos, que já é uma referência na movimentação de contêineres, trará ainda mais competitividade ao comércio exterior brasileiro”, disse.