Atividade beneficiou famílias de crianças e adolescentes que possuem vinculação com os Serviços de Abordagem Social Girassol e REAME, usuários do CRAS, e marcou o Dia Mundial contra a Exploração do Trabalho Infantil.
A Coordenadoria da Infância e Juventude (COIJ), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), realizou nesta quarta-feira uma ação de cidadania no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro da União. A atividade, alusiva ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, que é comemorado neste dia 12, integrou a programação da 1.ª Semana de Prevenção e Enfrentamento ao Trabalho Infantil, organizada pela COIJ.
A ação de cidadania no CRAS se estendeu às famílias de crianças e adolescentes que possuem vinculação com o Serviço de Abordagem Social Girassol e Serviço de Abordagem Social REAME, bem como usuários da Assistência Social da Comunidade.
A ação teve serviços de emissão de documentos – considerando que a documentação é a primeira porta de acesso aos direitos básicos do cidadão –, além de uma oficina de abordagem social para crianças em situação de rua, visando à sua proteção e fortalecimento. Também foi apresentado o Espaço de Cidadania do CIEE, que objetiva integrar adolescentes em atividades culturais e de cidadania, como forma de prevenir e auxiliar em situações de vulnerabilidade, preparando-as para o mercado de trabalho.
A ação contou com a parceria do SINE – na emissão de carteira de trabalho –; da SEJUSC, que atuou na emissão de primeira e segunda vias da carteira de identidade e da Receita Federal, com emissão de CPF. Ao todo, foram emitidas 50 carteiras de identidade, 35 carteiras de trabalho, 22 CPFs.
“O CRAS é a unidade mais básica do Sistema Único de Assistência Social, é a estrutura mais próxima da população, com a qual já possui vínculo situacional por várias atividades. Por isso consideramos a escolha deste local acertada e eficiente para a nossa ação”, disse secretária administrativa da Coordenadoria da Infância e Juventude, Jéssica Fernanda Fonsêca Barker Bastos.
A 1.ª Semana de Prevenção e Enfrentamento ao Trabalho Infantil organizada pela COIJ incluiu um concurso temático de desenhos entre crianças e adolescentes identificados pelos serviços de Abordagem Social REAME e Girassol. O objetivo foi incentivar crianças e adolescentes atendidos pelos serviços a demonstrarem suas habilidades, criatividade e conhecimento sobre a questão do trabalho infantil, além de contribuir para a a escolha da identidade visual da campanha. Participaram do concurso 20 crianças e adolescentes. Cinco desenhos foram premiados e o classificado em primeiro lugar estampou todo o material de divulgação da campanha deste ano.
Encerramento
Nesta quinta-feira (13), no encerramento da campanha será realizada uma mesa de debates sobre Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Estado do Amazonas. O evento tem objetivo de discutir, mobilizar e fortalecer a rede de apoio e a sociedade em geral, por meio da apresentação de boas práticas que possam ser replicadas, contribuindo para assegurar a proteção integral e efetivar os direitos fundamentais das crianças e adolescentes.
A mesa de debates, que é aberta à participação de servidores e do público em geral, acontece a partir das 8h30, no auditório do Fórum Cível Des.ª Euza Maria Naice de Vasconcelos, e será composta pela juíza Rebeca de Mendonça Lima, coordenadora da Infância e Juventude do TJAM; Igor Breno Maranhão da Silva, coordenador do Serviço de Abordagem Social REAME; Márcia Sahdo, secretária estadual de Assistência Social; Emerson Victor Hugo Costa de Sá, coordenador do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente do Amazonas; Alzira Melo Costa, coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, e Álvaro Campelo, deputado estadual e presidente da Comissão de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança, Adolescentes e Jovens.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio local do evento.
Carlos de Souza
Fotos: Chico Batata
Revisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.