quarta-feira, agosto 6, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Corregedor do Amazonas participa de debate nacional sobre ‘os juízes e as mídias sociais’

por marceloleite
2 de abril de 2019
no Sem categoria
0
Corregedor do Amazonas participa de debate nacional sobre ‘os juízes e as mídias sociais’
0
Compartilhamentos
10
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Promovido pelo CNJ,  objetivo do evento é analisar o impacto social das redes de relacionamento e avaliar a participação da magistratura no contexto virtual.


LafaO corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior, está participando, em Brasília, do evento nacional “Os Juízes e as Mídias Sociais”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça e que tem como proposta apresentar sugestões educacionais e disciplinares sobre o tema.

Com programação que se estende até esta quarta-feira (3), o evento reúne magistrados das várias esferas do judiciário nacional, corregedores de Justiça e Lafa2representantes das escolas da magistraturas.

Em pronunciamento de abertura dos trabalhos, na segunda-feira (1/4), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o conselheiro do CNJ, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, mesurou que no universo das mídias sociais o Facebook possui 2 bilhões de seguidores no mundo, sendo 120 milhões somente no Brasil (ver estatística mundial ao final deste texto). “Pela penetração, impacto e repercussão, as redes sociais começam a ser classificadas com um novo poder”, destacou.

Lafa3Nesse contexto, o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, chamou a atenção dos participantes para a necessidade de uma regulação a fim de que a conduta virtual do magistrado não prejudique a credibilidade do Poder Judiciário. “Estamos passando por um processo novo e desafiador pois não se trata de criar um impedimento para os juízes. Queremos uma democracia dinâmica, um Estado de direito consolidado e uma instituição crível”, ressaltou.

Para o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Lafayette Vieira Júnior, a humanidade está passando por um marco dentro da Era da informação. “As redes sociais estão mudando a estrutura e o compartilhamento do conhecimento e dependendo da conduta que se tem a partir do novo jeito de se comunicar surgirão reflexos positivos, negativos ou devastadores”, avalia.

Lafayette considera que “ao debater sobre o tema, o Judiciário demonstra prudência e respeito à instituição – e consequentemente ao próprio magistrado”.

Além dos corregedores dos órgãos de Justiça e dos diretores de Escola da Magistratura, participam dos debates  representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros, da Associação dos Juízes Federais e da Associação dos Magistrados do Trabalho, membros da Coleprecor (Justiça do Trabalho), do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil e do Superior Tribunal Militar (STM).

Estatística Mundial

O Fundo de População das Nações Unidas (FNUAO) estima que atualmente o número de habitantes no planeta seja em torno de 7,6 bilhões de humanos. Isso significar dizer que mais de um quarto da população mundial está conectados ao Facebook (que é uma das várias mídias), dividindo informações em tempo real.

 

 

Dora Paula – CGJ/TJAM 

Foto: Acervo CGJ e Agência CNJ

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6831
E-mail:  tjamweb@gmail.com

PUBLICIDADE
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia

Lixão da AM-010 pode contaminar Igarapé do Leão, denuncia Sinésio Campos

Recommended

Roberto Cidade denuncia desvio de equipamentos agrícolas em Borba

6 anos ago
Intervenção Federal no Rio de Janeiro presta contas em seminário

Intervenção Federal no Rio de Janeiro presta contas em seminário

7 anos ago
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia