terça-feira, agosto 26, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Covid-19: Repescagem da vacinação de pessoas com 28 anos na capital será nesta terça 

por marceloleite
2 de agosto de 2021
no Sem categoria
0
Covid-19: Repescagem da vacinação de pessoas com 28 anos na capital será nesta terça 
0
Compartilhamentos
6
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

DANIEL MONTEIRO
HOME OFFICE

A cidade de São Paulo realiza, nesta terça-feira (3/8), a repescagem da vacinação contra a Covid-19 de pessoas com 28 anos moradoras da capital paulista. Também poderão receber o imunizante aqueles que fazem parte dos grupos abertos nas etapas anteriores e ainda não receberam a primeira dose (D1) ou já estão elegíveis à segunda (D2).

PUBLICIDADE

Para atender este público, as 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e AMAs/UBSs Integradas estarão em operação das 7h às 19h, além dos mega postos com acesso a pedestres, que funcionarão das 8h às 17h.

Importante destacar que, no ato da vacinação, é obrigatório apresentar documentos pessoais de identificação, preferencialmente CPF e cartão SUS, além de um comprovante de residência no município de São Paulo, que pode ser tanto impresso quanto digital. Se estiver em nome de outra pessoa, é necessário comprovar o parentesco com documentos.

Além disso, com objetivo de evitar longas filas de espera e aglomerações, é indicado acessar o site De Olho na Fila, que mostra como está a movimentação de pessoas nos postos de vacinação da capital.

Também é recomendado o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já, que agiliza o tempo de atendimento na unidade de referência. Para isso, basta fornecer alguns dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

Todos os endereços dos postos de vacinação e todas as informações sobre a campanha de imunização contra a Covid-19 na capital estão disponíveis na página Vacina Sampa.

Mais sobre o novo coronavírus 1

Segundo dados mais recentes sobre a pandemia do novo coronavírus publicados pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, no último domingo (1/8) a capital paulista contabilizava 35.287 vítimas da Covid-19. Havia, ainda, 1.352.628 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.

Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.

Em relação ao sistema público de saúde da região metropolitana de São Paulo, a atualização mais recente destaca que, nesta segunda (2/8), a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados a pacientes com Covid-19 é de 45,2%.

Considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus, o isolamento social na cidade de São Paulo, no último domingo (1/8), foi de 45%.

Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

Mais sobre o novo coronavírus 2

Na noite do último domingo (1/8), chegou à São Paulo um lote com 2 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) que viabilizará a produção de cerca de quatro milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus, destinadas ao PNI (Programa Nacional de Imunizações).

A matéria-prima, enviada pela biofarmacêutica chinesa Sinovac, parceira do Instituto Butantan na produção do imunizante Coronavac, passará pelos processos de envase, rotulagem, embalagem e por um rígido processo de controle de qualidade antes de as doses da vacina serem disponibilizadas para a população por intermédio do Ministério da Saúde.

Mais sobre o novo coronavírus 3

Na manhã desta segunda-feira (2/8), a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado de São Paulo alcançou a marca de 60% da população imunizada com, pelo menos, uma dose da vacina. O número indica que, a cada cinco pessoas, três já receberam pelo menos uma dose do imunizante.

Entre o grupo já vacinado, 22,6% já têm esquema vacinal completo, composto por duas doses no caso dos imunizantes do Butantan/Coronavac, Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e da Pfizer, ou por dose única da Janssen.

O balanço aponta mais de 26,6 milhões aplicações de primeira dose, 9,3 milhões da segunda e mais de 1 milhão de dose única. A evolução diária da campanha pode ser acompanhada no painel completo do Vacinômetro.

Ações e Atitudes

Pesquisadores desenvolveram um modelo matemático que estima o aumento de casos da Covid-19 na comunidade escolar com a reabertura das escolas, simulando cenários com diferentes protocolos de segurança. A ideia é que o retorno às aulas presenciais sempre vai trazer alguma elevação no número de casos entre as pessoas que frequentam a escola e seus contatos, mas que essa elevação pode ser muito grande, ou mínima, dependendo das medidas adotadas.

Esse risco pode, por exemplo, ser 1.141% maior caso as máscaras sejam mal utilizadas. Se bem utilizadas, mas sem outras medidas, o aumento da chance de contágio é de 575%. Somado ao uso correto de máscaras pelos alunos, e se os professores utilizarem máscaras do tipo PFF2, o risco despenca para 40%, o que indica a importância do uso correto de máscaras – e também da eficiência do equipamento – e o papel determinante dos professores na transmissão viral.

Os dados mostram que, à medida que se sobrepõem medidas de segurança a essas, como monitoramento de casos suspeitos, turmas alternadas e redução da carga horária efetiva, o risco é reduzido e chega ao mínimo de 10%.

O estudo faz parte do projeto ModCovid19, com a contribuição do CeMEAI (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria), vinculado ao ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) da USP, em São Carlos.

Os resultados mais recentes são atualizações da pesquisa que começou a ser desenvolvida no começo da pandemia, em março de 2020, na cidade de Maragogi, Alagoas. Desde então, a equipe vem monitorando os casos de Covid-19 na cidade, incluindo também dados sociais e de comportamento ligados à pandemia. Pela curva de infecção e o rastreamento da rede familiar dos moradores, foi possível determinar os motores e os principais centros de infecção.

Já os números apresentados são estimativas que tangenciam a realidade, fornecidas através de um software de modelo computacional. Os autores do estudo explicam que o contágio pelo coronavírus passa por um evento probabilístico, como qualquer doença infecciosa por contato. Em computador, é considerado esse fator de aleatoriedade, combinado a outros e, assim, simula-se a possibilidade de alguém se infectar em uma ida ao mercado, por exemplo.

Assim, o programa foi remodelado para incluir a dinâmica das escolas da região e, com os dados anteriores, foi possível calcular a quantidade de novos casos que excedam a média na cidade, com a retomada das aulas presenciais.

*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus

Assuntos: Câmara Municipal de São PauloEstado de São Paulo
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia

Pesquisa detecta coronavírus pela análise de retina

Recommended

Brasil avança para semifinais do tênis de mesa por equipe em Tóquio

4 anos ago
Valorização da enfermagem será tema de audiência pública

Valorização da enfermagem será tema de audiência pública

4 anos ago
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia