terça-feira, julho 1, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Covid-19: Vacinação é antecipada em todo o Estado e restrições do Plano SP deverão ser flexibilizadas a partir de 17 de agosto

por marceloleite
28 de julho de 2021
no Sem categoria
0
Covid-19: Vacinação é antecipada em todo o Estado e restrições do Plano SP deverão ser flexibilizadas a partir de 17 de agosto
0
Compartilhamentos
5
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

DANIEL MONTEIRO
HOME OFFICE

O Governo de São Paulo anunciou, em coletiva no início da tarde desta quarta-feira (28/7) no Palácio dos Bandeirantes, a antecipação do calendário de vacinação contra a Covid-19 em todo o Estado. Agora, a expectativa é de que toda a população adulta com mais de 18 anos receba a primeira dose da vacina até o dia 16 de agosto – o prazo anterior para imunização desse público era 20 de agosto. 

Conforme o novo calendário:
– até 29 de julho será vacinada a população de 30 a 34 anos;

– de 30 de julho a 4 de agosto serão imunizadas as pessoas de 28 e 29 anos;

– de 5 a 9 de agosto haverá a vacinação de pessoas de 25 a 27 anos;

– e de 10 a 16 de agosto receberão o imunizante a população de 18 a 24 anos.

Na sequência, a partir de 18 de agosto, terá início a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos no Estado – grupo cuja imunização também foi antecipada. Assim, de 18 a 29 de agosto, serão vacinados os jovens com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas nessa faixa etária. Depois, de 30 de agosto a 5 de setembro, haverá a imunização dos jovens de 15 a 17 anos. Logo após, de 6 a 12 de setembro, receberão a vacina adolescentes de 12 a 14 anos.

A antecipação do calendário de vacinação contra a Covid-19 foi possível, segundo o Governo de São Paulo, graças à aquisição de quatro milhões de doses da Coronavac feita pela administração estadual junto à farmacêutica chinesa Sinovac, parceira internacional do Instituto Butantan na produção do imunizante.

Bianca

Legenda: Novo calendário de vacinação no Estado de São Paulo (Fonte: Gov do Estado)

Flexibilização econômica

Também na coletiva, foram anunciadas novas medidas de flexibilização da Fase de Transição do Plano SP, com aumento da ocupação e do horário de funcionamento das atividades econômicas em todo o território paulista. As novas regras serão válidas a partir do próximo domingo (1/8) até o dia 16 de agosto.

Dessa forma, o horário limite de funcionamento, que era até 23h, será estendido até 24h. Já a ocupação passará dos atuais 60% para 80% da capacidade dos estabelecimentos. Além disso, não haverá mais toque de restrição durante a madrugada e os parques estaduais voltarão a funcionar em horário normal. 

Contudo, mesmo com as flexibilizações, os demais protocolos sanitários continuam válidos: é obrigatório o uso de máscara de proteção facial, o respeito ao distanciamento social de pelo menos um metro e a utilização de álcool em gel para higienização das mãos. 

Por fim, o Governo de São Paulo informou que, a partir de 17 de agosto, serão extintas as medidas restritivas impostas às atividades econômicas em todo o Estado. Assim, não haverá mais limite de ocupação e de horário de funcionamento para os diferentes estabelecimentos, mas os demais protocolos sanitários (máscara, distanciamento e álcool em gel) deverão ser respeitados. 

De acordo com a administração estadual, as medidas de flexibilização são possíveis graças à queda dos índices de morte e novas hospitalizações provocadas pela Covid-19, resultado direto do avanço da vacinação em São Paulo, cujos adultos com mais de 18 anos deverão ter recebido a primeira dose do imunizante até o dia 16 de agosto.

Mais sobre o novo coronavírus

De acordo com o boletim diário mais recente publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, na última terça (27/7) a capital paulista totalizava 35.087 vítimas da Covid-19. Havia, ainda, 1.344.245 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus. 

Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.

Em relação ao sistema público de saúde, os dados mais recentes mostram que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na região metropolitana de São Paulo, nesta quarta (28/7), é de 49%.

Já na última terça (27/7), o índice de isolamento social na cidade de São Paulo foi de 38%. A medida é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus.

A aferição do isolamento é feita pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

Atuação do município

A partir da próxima segunda-feira (2/8), voltará a vigorar na cidade de São Paulo o rodízio municipal de veículos, nos moldes tradicionais, que estava suspenso para carros desde o dia 22 de março. Dessa forma, o rodízio para veículos leves voltará a ser válido nos horários de pico da manhã (das 7h às 10h) e da tarde (das 17h às 20h), de segunda a sexta-feira. 

Ainda de acordo com as regras, não poderão circular, nas regiões e horários estabelecidos pelo rodízio, os veículos automotores, inclusive caminhões, com os seguintes finais de placas: 

– Segundas-feiras: dígitos finais 1 e 2;

– Terças-feiras: dígitos finais 3 e 4;

– Quartas-feiras: dígitos finais 5 e 6;

– Quintas-feiras: dígitos finais 7 e 8;

– Sextas-feiras: dígitos finais 9 e 0.

Entre 22 de março e 30 de julho, a capital paulista adotou o rodízio em horário noturno para veículos leves, acompanhando o toque de restrição decretado pelo Governo do Estado. Com o anúncio, pelo Estado, do fim do toque de restrição a partir do dia 1º de agosto, o rodízio voltará ao formato tradicional na segunda-feira, dia 2 de agosto.

PUBLICIDADE
Assuntos: Câmara Municipal de São PauloEstado de São Paulo
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia

MPF obtém decisão judicial que obriga o ICMBio a elaborar o plano de regularização fundiária do Parque Nacional da Lagoa do Peixe no RS

Recommended

Governador Wilson Lima reforça importância da vacinação de estudantes

Governador Wilson Lima reforça importância da vacinação de estudantes

4 anos ago

Sexta Turma reconhece como cumprida obrigação de comparecimento em juízo suspensa durante a pandemia

4 anos ago
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia