CPI ouve engenheiro da empresa que atestou a estabilidade da barragem em Brumadinho
Felipe Werneck/Ibama
O rastro de lama deixado pelo rompimento da barragem da Vale em janeiro
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Brumadinho ouve nesta quinta-feira (4) o engenheiro da Tüv Süd Denis Rafael Valentim. A Tüv Süd atestou a estabilidade da barragem da Vale que se rompeu no Córrego do Feijão.
Em maio, os engenheiros da empresa alemã Tüv Süd (Makoto Namba e André Yassuda) que assinaram o laudo de estabilidade da barragem de Brumadinho compareceram à CPI, mas permaneceram calados amparados por habeas corpus.
A CPI também ouvirá o engenheiro Joaquim Pimenta de Ávila e o coordenador do Plano de Ação de Emergência da Barragem (PAEBM), Marco Conegundes.
Relembre
No dia 25 de janeiro, uma barragem de mineração da Vale em Brumadinho se rompeu deixando até agora 240 mortos e 32 desaparecidos.
A lama de rejeitos de minério de ferro atingiu parte do centro administrativo da empresa, a comunidade Córrego do Feijão e o rio Paraopeba, afluente do rio São Francisco.
Depois disso, a Câmara dos Deputados criou uma comissão externa e uma CPI para acompanhar o caso. Além disso, vários parlamentares apresentaram projetos de lei propondo alterações na política de segurança de barragens.
A audiência será realizada a partir das 9h30, em local a definir.