Com o objetivo de atender a legislação trabalhista e do Corpo de Bombeiros quanto à prevenção contra princípios de incêndios e abandono da edificação, a Câmara Municipal de Manaus (CMM), encerrou nesta sexta-feira (03/9)Encerrou na sexta-feira (03/9), o curso “Brigada de Incêndio”, o curso formou 29 servidores em atendimento à exigência do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) — ISO 14001, implantada na Câmara em 2015. Cerca de 30 pessoas participaram do treinamento realizado em duas etapas, sendo a primeira parte (teórica), realizada na terça-feira (31/8) e a segunda parte (prática) na sexta.
O curso foi conduzido pelo bombeiro, Aurimar Medeiros que enfatizou a importância de brigadistas em todas as repartições. “É fundamental que todos os setores tenham servidores qualificados com o curso de brigadistas para prestar os primeiros atendimentos em situações de risco, e a Câmara vem mostrando total preocupação quanto a isso, por isso quero parabenizar esta Casa Legislativa”.
De acordo com a servidora o setor de licitação da Câmara Municipal de Manaus, Hallyni Cavalcante, o curso foi uma excelente oportunidade para enriquecer seus conhecimentos e ajudar outras pessoas. “É um curso importante para que possamos ajudar outras pessoas. É algo que vou levar para minha vida e espero não precisar usar na Câmara, mas se precisar, quero estar preparado”, afirmou.
A função de um brigadista
Brigadistas são um grupo de pessoas capacitadas para atuar na prevenção e combate a um princípio de incêndio, sendo aptas também a prestação dos primeiros socorros. Na proteção aos incêndios, uma brigada trabalha, principalmente, em três frentes, prevenção, monitoramento e combate.
Texto: Diego Mesquita – DIRCOM/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – DIRCOM/CMM