O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) afirma ter constatado, durante visita técnica à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), precariedade na infraestrutura local. Segundo Péricles, os problemas enfrentados por pacientes que buscam atendimento na Fundação vão desde o número insuficiente de especialistas em áreas médicas específicas à falta de berço na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Péricles foi recebido, na tarde desta quinta-feira (25), pelo diretor-presidente da unidade hospitalar, Gerson Mourão.
“A exemplo da última semana, quando estive na Policlínica Cardoso Fontes, esta semana vim à FCecon para verificar pessoalmente o que tem inviabilizado atendimento de excelência à nossa população. Infelizmente, o quadro não me faz sair feliz daqui. Faltam berços na UTI infantil e até goteiras foram constatadas na brinquedoteca disponível na ala pediátrica do local. Sem contar o número insuficiente de médicos para atendimento especializado nas áreas de oncologia pediátrica e ortopedia. Hoje, por exemplo, temos apenas um médico na pediatria para atender a 10 leitos”, relatou o parlamentar.
De acordo com o deputado estadual, a FCecon enfrenta a falta de patologistas para a realização de biópsias, problema que prolonga de 30 para 60 dias a espera pelo resultado do exame para diagnóstico da doença. Oncologistas para atendimento de pacientes adultos também estão entre as necessidades do quadro médico da Fundação.
Quanto à infraestrutura disponibilizada para atendimento da população, do total de nove salas do centro cirúrgico, apenas cinco estão em devido funcionamento. “Dessas salas, três estão desativadas, aguardando manutenção e uma é utilizada para procedimentos de alto custo. A falta dessas quatro salas altera muito o fluxo, já que a FCecon realiza cerca de 20 cirurgias por dia e, com o retorno dessas salas, esse número poderia aumentar para 40 procedimentos diários. Sem todas as salas em perfeito estado, a demanda é obrigatoriamente reduzida e, com elas voltando a funcionar, poderíamos ter mais vidas sendo salvas”, explicou Péricles.
Diante da problemática constatada, o Delegado Péricles comprometeu-se a intervir junto aos órgãos responsáveis para que os problemas sejam solucionados com a brevidade necessária. O parlamentar teve acesso aos projetos, planejamentos e demandas levantadas pelo diretor-presidente, Gerson Mourão, de aspectos e pontos que devem ser melhorados para que a unidade hospitalar, que é referência no tratamento de pacientes com câncer na região Norte, possa funcionar em sua totalidade e com prestações de serviços adequados à população.
“A situação é séria. Grave. O tratamento de câncer não pode falhar em nenhuma das etapas e aqui o que temos é falha desde o diagnóstico demorado à falta de profissionais para atendimento. Estou ciente e disposto a lutar pela resolução desses problemas. Vejo aqui uma boa vontade do novo diretor da fundação em resolver todos os aspectos que travam o andamento da unidade e agora, unidos, vamos atrás das soluções que podem mudar a vida dessas pessoas”, concluiu.
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete do Deputado Delegado Péricles (PSL)
Kamilla Lira (92) 99131-8271
Lucas Prata (92) 99246-8916
Marília Pimenta (92) 98110-1244
Fotos: José Zamith