Durante a reunião plenária desta terça-feira (13/06) na Assembleia Legislativa do Amazonas, a deputada estadual Mayra Dias (Avante) apresentou Requerimento direcionado ao Governo do Estado e à Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel) indicando a implementação do Programa de Esporte e Lazer na Capital e no Interior (Pelci) nas cidades de Parintins, Itacoatiara e Nova Olinda do Norte.
O Pelci é um programa de grande importância para o desenvolvimento físico, social e psicológico da população, proporcionando atividades esportivas e de lazer totalmente gratuitas, com o objetivo de promover a inclusão social, restabelecer o convívio comunitário e familiar, valorizar o esporte, além de combater o sedentarismo e as doenças crônicas, que se tornaram uma epidemia mundial.
A implementação desse programa contribuirá para a descoberta de talentos em diversas modalidades esportivas, bem como para a formação integral das crianças e jovens por meio da educação física e do esporte. “O Pelci fortalecerá ainda mais o esporte em Parintins, Itacoatiara e Nova Olinda do Norte, além de atender às demandas esportivas dessas cidades”, afirmou a deputada.
Inauguração
Durante seu discurso, a deputada Mayra também destacou as atividades cumpridas no último fim de semana no município de Parintins, onde participou das comemorações do aniversário de 24 anos da Escola Irmã Cristine, bem como da inauguração do complexo poliesportivo Professor Aderaldo Dutra, ocorrida na noite de segunda-feira (12/06). “Os investimentos no setor da educação são extremamente importantes, e eu gostaria de ressaltar o compromisso do prefeito Bi Garcia, que tem realizado entregas tanto na cidade quanto na zona rural. Já inauguramos o Ginásio Olivia Hatta, na Escola Charles Garcia, no bairro Santa Rita de Cássia, o Ginásio Poliesportivo e Cultural Domeciano Pantoja, na comunidade da Valéria, e na próxima sexta-feira faremos a entrega e inauguração do Ginásio Zeca Pontes, na Escola Walkiria Viana Gonçalves, na agrovila do Caburi”, finalizou a parlamentar.
Segundo a deputada, esses espaços culturais, esportivos e de lazer promovem a integração e a inclusão social, além de incentivar a permanência dos jovens e reduzir a evasão escolar.