Usando a tribuna na manhã desta terça-feira (03), durante o Pequeno Expediente, o deputado estadual Cabo Maciel (líder do PL) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), prestou contas da viagem às calhas do Médio e Alto Solimões. O parlamentar visitou dez municípios e ouviu relatos das famílias ribeirinhas, pescadores e indígenas que vivem em pânico e são constantemente roubados por bandidos “barriga d ‘água”, que dominam a região, assaltando e ceifando vidas de pessoas inocentes.
Cabo Maciel confirmou o encaminhamento de Indicativo ao governador Wilson Lima (PSC) para que dê a atenção à Tabatinga (distante a 1.108 km de Manaus), do mesmo modo que têm os municípios de Coari (distante a 363 km de Manaus) e Tefé (distante a 523 km de Manaus) na região do Médio Solimões.
De acordo com Cabo Maciel, as pessoas que plantam e colhem na região têm medo de atravessar o rio com a produção, com receio dos assaltos e homicídios cometidos barbaramente na frente de criança e de mãe, conforme relato dos moradores. O parlamentar solicitou que o governador possa encaminhar, em caráter de urgência, uma lancha rápida e blindada para realizar o patrulhamento nos municípios na região da Tríplice Fronteira (Brasil-Colômbia-Peru).
Reforço de Militares
O parlamentar solicitou o envio de novas viaturas 4 x 4 para atender as comunidades de difícil acesso, além de motocicleta para atendimento rápido das ocorrências. Ele também apelou a respeito do reforço das unidades do interior que estão com pouco efetivo. “Que seja utilizado os 390 policiais que estão se capacitando no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar”, disse Maciel.
Texto: Assessoria do Deputado
Jerson Aranha (92) 99156-0879
Lindivan Vilaça (92) 99147-3440
Foto: Paulo Ferraz (92) 99425-2514