O deputado estadual Dr. Gomes (PRP) fez uma defesa das ações da gestão Wilson Lima (PSC) na área da Saúde e da Educação nesta quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante a Sessão Ordinária presidida pelo deputado Roberto Cidade (PV), 3º vice-presidente da Casa.
Na abertura dos trabalhos, o deputado Cabo Maciel (PR) destacou a luta dos policiais militares por melhorias profissionais e salariais, que culminou com as promoções de 2.260 PMs e Bombeiros Militares, em solenidade que será presidida pelo governador Wilson Lima na sede do governo nesta quinta-feira.
O mesmo tema fez parte do discurso do deputado Dr. Gomes, relacionado entre as ações positivas do governo elencados por ele. Para ambos, a promoção dos policiais militares, mais o pagamento da segunda parcela de 10,85%, dos 24% referente às datas bases de 2015 a 2018, é uma conquista significativa do governo.
Ao responder a críticas formuladas ao governo pela oposição, o deputado Dr. Gomes descartou qualquer irregularidade no contrato emergencial do transporte escolar firmado pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), que foi feito em acordo com Portaria do Ministério da Educação (MEC). O parlamentar também anunciou a reconvocação dos dentistas desligados da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) por exigência dos órgãos de fiscalização, já para na próxima segunda-feira (29), quando irão reassumir seus postos nos hospitais e Serviços de Pronto Atendimento (SPA) do governo.
As atividades no plenário foram marcadas ainda pela solenidade de entrega da Medalha do Mérito Ruy Araújo, ao médico cirurgião e professor universitário responsável pelo Serviço do Programa de Residência Médica do Hospital Getúlio Vagas, Rubem Alves da Silva Junior, outorgada pela Casa através de Projeto de Lei de autoria do deputado Belarmino Lins (MDB).
O homenageado recebeceu elogios de amigos, familiares e dos deputados presentes, Adjuto Afonso (PDT), Dermilson Chagas (PP), Carlinhos Bessa (PV), Therezinha Ruiz (PSDB) e Wilker Barreto (PHS) por sua carreira como médico e professor de notável saber na área da medicina.
A situação da Estrada da Várzea, onde uma grande erosão na lateral está na iminência de seccionar de vez a pista, foi o assunto abordado pelo deputado Álvaro Campelo (PP), que além de considerar a situação como “uma tragédia anunciada”, fez um apelo ao governo no sentido de “não deixar que pessoas morram para depois tomar as providencias necessárias”. Álvaro lamentou que embora a denúncia tenha sido feita à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) a quatro meses, até agora nenhuma providencia tenha sido adotada.
Cessão de Tempo
Ocupando as galerias da Casa para reivindicar o fim da cobrança da taxa de R$ 44,82, pela Agência Reguladora de Serviços do Amazonas (Arsam), os profissionais motoristas do transporte turístico em vans da Região Metropolitana de Manaus (RMM), ganharam Cessão de Tempo, para que o representante da categoria Deydson Pereira fizesse uma exposição aos deputados a respeito da questão. Ganharam apoio do deputado Roberto Cidade, presidente da Comissão de Transportes, Trânsito e Mobilidade, que vai levar o assunto a debate na mesma, e Dermilson Chagas (PP).