Deputados pedem informações a ministérios e prefeituras sobre migração de venezuelanos
A comissão externa que analisa a crise na fronteira entre Brasil e Venezuela aprovou oito requerimentos nesta quarta-feira (10). Todos, aprovados por unanimidade, são pedidos de informações sobre a situação no Estado de Roraima e nos municípios de Rondônia e Pacaraima.
Além do governador e dos prefeitos das duas cidades, a quem os deputados solicitam informações sobre os impactos da migração dos venezuelanos nos serviços públicos e na economia, foram pedidos dados aos ministros da Economia, da Educação, da Defesa, da Saúde e da Justiça.
Os deputados questionam, por exemplo, se os municípios receberam recursos da União, destinados à melhoria dos serviços de saúde, devido ao aumento da demanda após a chegada dos venezuelanos; se houve aumento na incidência de doenças endêmicas; e em que medida o fenômeno migratório afetou a atividade econômica local, incluindo o aumento do desemprego na região. Há, ainda, questionamentos sobre ações empreendidas no âmbito do Comitê Federal de Assistência Emergencial, instituído no ano passado pelo governo federal.
A comissão externa marcou para os próximos dias 29 e 30 visitas às cidades de Boa Vista e Pacaraima.