Realizado no Centro Cultural Palácio Rio Negro por iniciativa do Governo do Estado, o evento contou com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Yedo Simões, participou nesta terça-feira (19), no Centro Cultural Palácio Rio Negro, da recepção ao embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, que cumpre agenda oficial em Manaus, onde tem comparecido a solenidades e foi recebido pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, com quem discutiu possíveis parcerias entre o Estado e o país do Oriente Médio.
“Avalio como muito importante essa visita porque o Amazonas pode se fortalecer com as possíveis parcerias. Israel foi consolidado como país apenas em 1949, mesmo assim dá demonstrações de superação e, hoje, é referência em várias áreas como tecnologia, segurança, medicina. Então, é importante esta aproximação que poderá ajudar a trazer para o nosso Estado as melhorias que ele precisa”, destacou Yedo Simões.
Yossi Shelley afirmou que o Israel tem interesse de exportar tecnologia para o Amazonas com o objetivo de potencializar a indústria e o comércio local. “Se pegarmos um pouquinho do Wi-Fi, do ensino à distância, vai melhorar a educação. Também temos empresas israelenses interessadas em investir aqui. Esse é um novo momento, novo governador, novo embaixador, nova parceria Brasil e Israel, que agora melhorou muito. O presidente da República vai chegar a Israel no fim do mês e o governador do Amazonas também já está convidado a nos visitar”, disse ele.
O governador Wilson Lima agradeceu o convite para visitar Israel e disse que vai se programar para o fim de maio, pois pretende conhecer os projetos que podem ser desenvolvidos em parceria.
“Já há alguns produtos que são exportados e importados pelo estado do Amazonas. Da nossa parte aqui, há exportação de castanha da Amazônia, que ele e o povo de Israel apreciam. E Israel também nos oferece alguns componentes eletrônicos e é referência em tecnologia, principalmente, em área de segurança. O embaixador me falou de projetos de tecnologia para levar internet para o interior, para trabalhar com Wi-Fi, para levar ensino à distância, levar atendimento na área de saúde, e quero conhecer melhor esses projetos”, afirmou o governador.
Intercâmbio
Brasil e Israel já discutem como aumentar o intercâmbio na área comercial, em ciência e tecnologia e na cooperação em segurança pública e defesa. O embaixador já visitou vários Estados brasileiros para entender, por exemplo, como o sistema comercial pode melhorar.
Ele destacou que vem analisando a estrutura das startups brasileiras e os projetos relacionados à robótica. No Brasil, outros projetos, como o de dessalinização da água, também serão levantados junto ao Governo Federal.
Israelenses no Amazonas
Os imigrantes israelenses estão presentes no Amazonas desde 1890, a partir do início do Ciclo da Borracha, que atraiu comerciantes do mundo inteiro.
Em 2015, o então embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour, esteve em Manaus para reuniões com representantes do Governo do Estado e da Superintendência da Zona Franca de Manaus. A
ideia era conhecer o PIM, apresentar novas tecnologias israelenses e reforçar o interesse na instalação de empresas de diversos segmentos no Polo Industrial de Manaus.
Aleam
Antes da agenda no Palácio Rio Negro, o embaixador Yossi Shelley participou de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), organizada em alusão aos 71 anos de aprovação da resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que possibilitou a criação de Israel.
Na quinta-feira (21), a Câmara Municipal de Manaus também realizará uma sessão solene para recepcionar o embaixador.
Fábio Melo
Com informações complementares da Secom
Fotos: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6831
E-mail: tjamweb@gmail.com