A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços debate nesta quarta-feira (12) a possível privatização ou desmobilização de armazéns e centros de distribuição da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O debate será realizado a pedido do deputado Tiago Dimas (Solidariedade-TO).
O parlamentar destaca que a Conab é importantíssima para os pequenos e médios agricultores brasileiros. “Entre outras muitas atribuições, a Conab é responsável por viabilizar o acesso dos pequenos e médios agricultores aos estoques públicos dos produtos agrícolas, pela regulação dos preços mínimos com armazenagem de estoques, pela apuração de estatísticas agropecuárias e pela condução do programa de doações de alimentos aos segmentos carentes da população”, explica.
Ele afirma que, apesar da relevância o órgão, a equipe econômica do Governo Federal noticiou a pretensão de leiloar ou ceder à iniciativa privada por meio de permutas, cerca de sessenta e sete armazéns e centros de distribuição da Companhia.
Foram convidados:
– a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa;
– o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Alceu Moreira (MDB-RS);
– o diretor-Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Newton Araújo Silva Júnior;
– o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins da Silva Júnior; e
– a presidente-executiva da Associação Nacional dos Empregados da Conab, Dóris Giugliani Chaves de Cerqueira.
A reunião será realizada após a reunião ordinária do colegiado, marcada para as 10 horas, no plenário 5.