Há 1 hora
Por Agência Amazonas
Atividades do programa “Aula em Casa”. Foto: Divulgação/Seduc-AM Aproximadamente 32 escolas estaduais da zona norte de Manaus realizaram, na quarta-feira (14/04), um dia de sensibilização voltado para o engajamento das atividades do programa “Aula em Casa”. A iniciativa acontece após a Coordenadoria Distrital de Educação 7 (CDE 7) ter analisado as primeiras semanas de aulas remotas e constatar a necessidade de realizar uma busca ativa dos alunos.
O serviço é um dos principais projetos pedagógicos da Secretaria de Estado de Educação e Desporto e visa diminuir a evasão escolar durante o período de suspensão das atividades presenciais, por meio do levantamento semanal dos estudantes atendidos nos grupos de WhatsApp, preenchimento do link de frequência diária e ligação telefônica.
“Após a análise dos resultados, definimos sobre a inclusão de uma ‘Dia D’, voltado para professores, pais, alunos, equipe escolar, gestores e equipe da CDE 7, onde acontece um dia de impacto, com diversas formas de divulgação e esclarecimentos da importância de confirmar a presença semanal no link de engajamento do aluno”, disse Miriam Verdes, coordenadora da CDE 7.
Ainda conforme Miriam, a sensibilização ocorrerá semanalmente, em vista da importância de estimular os estudantes a acompanharem as aulas remotas. “Ressaltamos que a ação continuará, diariamente. Porém, toda semana teremos o ‘Dia D’, em que todos estaremos voltados para a ação de sensibilizar nossos alunos a confirmar a sua frequência semanal. Vale ressaltar a importante participação dos nossos gestores e suas equipes na execução da atividade”, finaliza a pedagoga.
Com 911 alunos do Ensino Médio, a gestora do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Garcitylzo do Lago e Silva, Gleiciane Cavalcante Januário, reitera a importância de realizar atividades de estímulo junto aos alunos.
“O ‘Dia D’ foi aceito como um movimento, uma atividade não diferente do cotidiano da escola. Todavia, observou-se, pela ação de hoje [quarta-feira], que houve um impacto positivo na participação dos estudantes em resposta ao link de engajamento”, conclui.