Na próxima sexta-feira (26) a Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai dedicar uma manhã de atividades voltadas ao Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão para sensibilizar os servidores em relação ao risco da doença. A partir das 08h, os servidores da diretoria de Saúde da Assembleia estarão realizando aferição de pressão sanguínea e de glicemia. Uma palestra no miniplenário Cônego Azevedo a ser ministrada pela médica cardiologista Carmen Nasser também vai esclarecer os participantes sobre as causas, os riscos da hipertensão e a necessidade do acompanhamento médico da pressão sanguínea.
Segundo o diretor de Saúde, Arnoldo Andrade, a ação acontece anualmente na Assembleia e a ideia é alertar para os perigos da doença. “Queremos chamar a atenção para a doença porque temos muitos servidores hipertensos aqui na Assembleia, mas existem pacientes que são hipertensos e nem sabem, só descobrem que sofrem da doença em casos extremos, quando sofrem de um infarto do miocárdio ou de um acidente vascular cerebral (AVC) que são situações extremamente graves. Então essa nossa mobilização é para alertar a nossa população para cuidados com a hipertensão”, afirmou.
A palestrante convidada para a atividade, Carmen Nasser, explicou a importância do acompanhamento contínuo da pressão arterial. “A hipertensão é uma doença silenciosa, que na maioria só é tratada quando apresenta sintomas, porém a pessoa toma o remédio e trata os sintomas, 90% de causa genética ou causada por estresse, maus hábitos alimentares, entre outros fatores, mas que continua ali, escondida, causando danos a diversos órgãos do corpo humano, não apenas o coração, mas rins, cérebro, olhos. Por isso é importante medir, acompanhar continuamente a pressão”, explicou.
A hipertensão é uma doença crônica que atinge cerca de 25% da população e apresenta como principais sintomas dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar.